Entre janeiro e junho deste ano foram registados 1.812 incêndios rurais causando 2.964 hectares de área ardida, de acordo com o relatório hoje divulgado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas(ICNF).
Segundo o relatório agora divulgado, comparativamente aos últimos 10 anos, regista-se uma diminuição de cerca de 60% no número de incêndios.
Neste períodos(entre 1 de janeiro a 30 de junho) , o Alentejo lidera o top dos maiores 20 incêndios rurais registados até esta data. Reguengos de Monsaraz, Aljustrel e Castro Verde são os que registam maior número de incêndios, dos quais resultaram 333 hectares de área ardida (Reguengos de Monsaraz, 167 em Aljustrel e 115 em Castro Verde.)
Segundo o ICNF o distrito mais afetado, no que concerne à área ardida, é Viana do Castelo com 657 hectares, cerca de 22% da área total ardida, seguido de Braga com 418 hectares (14% do total) e de Évora com 392 hectares (13% do total).
Quanto ao número de incêndios rurais e extensão de área ardida, por distrito, Beja regista 51 incêndios dos quais resultaram 334 há de área ardida, Évora 66 incêndios com 392 há de área ardida e Portalegre com 57 incêndios, num total de 101 hectares de área ardida.
Por último, o relatório dá ainda conta quais são os 20 concelhos com maior extensão de área ardida entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024 , com Reguengos de Monsaraz a assumir a primeira posição desta lista.
Entre 01 de janeiro e 20 de junho, nos distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram-se, no total, 174 incêndios rurais, dos quais resultaram um total 827 hectares de área ardida.
Consulte o relatório completo do ICNF