Decorre, desde ontem, em Vila Viçosa, a II Edição da Feira da Doçaria Conventual, organizada pelo Município , em parceria com a Qualifica.
O evento realiza-se no Convento dos Agostinhos, e tem como objetivo promover a doçaria conventual portuguesa e os produto tradicionais assim como valorizar a tradição de Vila Viçosa na área da doçaria conventual.
Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal , manifestou-se várias vezes consternado com a morte prematura de Lurdes Ramos, uma das Doceiras inscritas no certame, e que hoje nos deixou de forma súbita.
Descreve o momento com um “sabor agridoce”explicando que apesar da Calipolense Lurdes Ramos não estar presente fisicamente , marca presença na iniciativa através das iguarias que preparou e que estão expostas na mostra, com a receita da sua venda a reverter para o Lar Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.
O Autarca deixa o desejo de que “este seu saber, que transmitiu a outros, possa perdurar no tempo”.
Inácio Esperança congratula-se com o aumento de expositores na edição deste ano razão pelo qual está convicto de que também o número de visitantes aumentará. Entre as novidades apresentadas este ano, está a promoção dos vinhos da Serra d’Ossa, com a presença de produtores de vinho, numa promoção e divulgação da Cidade do Vinho 2025, projeto que junta os Municípios de Vila Viçosa, Borba, Alandroal, Redondo e Estremoz.
O presidente da Câmara Municipal destacou ainda a realização de dois concursos, um para expositores e outro para a comunidade em geral, manifestando-se muito contente que da parte da Associação Qualifica tenha partido a ideia de dar ao concurso desta edição o nome de Lurdes Ramos . Segundo o EDIL, o executivo vai também apresentar a proposta, em reunião de Câmara, “para que este concurso passe a ter este nome definitivamente.”
Recorde-se que num dia que devia ser de festa, a iniciativa ficou marcada pela morte prematura de Lurdes Ramos, uma das grandes impulsionadoras para que este evento se tornasse uma realidade.
A II Feira da Doçaria Conventual decorre até ao próximo dia 26 de janeiro no Convento dos Agostinhos , revelando-se uma valioso contributo para a promoção e e valorização da tradição da gastronomia em Vila Viçosa.