Foi no passado dia 9 de Junho, Domingo de Pentecostes e véspera do dia de Portugal (e no ano em que pela primeira vez se celebrou a memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, em lugar da memória do Santo Anjo da Guarda de Portugal), que a comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição do Seixal se vestiu de festa para receber a Senhora Dona Isabel de Herédia, Duquesa de Bragança, que coroou solenemente a imagem centenária da Padroeira da Paróquia e de Portugal, no 235º Aniversário da bênção da mesma.
Pouco passava das 11:45 quando se ouviram, em toque festivo, os sinos da torre da igreja a anunciar a chegada da Senhora Duquesa, que foi recebida no largo da igreja pelas crianças da catequese, que lhe ofereceram flores e a encaminharam para a guarda de honra do Agrupamento 253 do CNE que a esperav
O Prior, Pe. Tiago Ribeiro Pinto, acompanhou a convidada de honra até ao seu lugar, na nave da igreja, onde a aguardavam os representantes das autoridades locais (Presidente da Junta de Freguesia, Dr. António Santos, representantes do executivo camarário e outras associações do Seixal) bem como vários representantes das Ordens Militares (Ordem de Malta, Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Ordem Constantiniana de São Jorge e Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição).
Esteve também presente o Senhor Embaixador Luís Barreira de Sousa e a sua mulher Maria da Conceição Barreira de Sousa.
Como nos disse o Prior, o Pe. Tiago Ribeiro Pinto, na homilia desse dia: “É tão bonito olhar para o passado de Portugal e ver sempre a mão de Maria Santíssima a conduzir a Lusa Gente: Portugal que nasce à sombra da Senhora da Oliveira, em Guimarães; Portugal abençoado por Santa Maria de Braga; Portugal que vai crescendo conduzido por Santa Maria de Alcobaça; Portugal que se afirma perante Castela, mediante a protecção de Nossa Senhora da Vitória; Portugal que se expande pelo mundo nas caravelas que se fazem ao mar, rezando a Santa Maria de Belém no Restelo; Portugal que restaura a sua independência protegido pelo Manto da Senhora da Conceição de Vila Viçosa…”.
Fez também a Paróquia, neste dia, uma recolha de bens alimentares para os mais pobres que assistimos, cerca de cinquenta famílias, imitando Nossa Senhora, que é a Rainha da Caridade.
No final da Santa Missa, a Senhora Duquesa fez questão de cumprimentar, no adro da igreja, todos os presentes que demonstraram grande afecto e alegria por a poder conhecer de perto.
fonte: diocese de Setúbal