Data:

Partilhar

Recomendamos

Imagina quanto custa arrendar casa em Évora? Temos a resposta

As rendas das casas estão mais caras no Alentejo, sendo a segunda região do país onde o preço mais aumentou em 2024, de acordo com os dados revelados pelo Idealista, que colocam Évora entre as capitais de distrito mais caras – surge no sexto lugar da lista – com um valor de 11,6 euros por metro quadrado.


Quer isto dizer que o valor mediano de uma casa com uma área de cem metros quadrados supera os mil euros, podendo mesmo chegar, segundo o Relatório Anual de Arrendamento, aos 1 160 euros.

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa, surgindo com um valor mediano de 21,8 euros por metro quadrado, enquanto o Porto se fixa nos 17,7 euros.

Já por distritos, os preços subiram em Beja (12,5%), Portalegre (12%) e Évora (5,6%), situando-se o Alentejo Central no sexto lugar do ranking com 10,9 euros por metro quadrado, enquanto Beja surge em oitavo (10,2 euros/m2). Portalegre está entre os distritos com as casas para arrendar com preços mais económicos fixando-se nos 6,9 euros/m2.

Em 2024, os preços das casas para arrendar subiram em todas as regiões do país. A liderar as subidas encontra-se a Região Autónoma da Madeira (11,1%), seguida pelo Alentejo (8,6%), Algarve (7,7%), Área Metropolitana de Lisboa (5%), Centro (4,4%), Norte (4,2%) e Região Autónoma dos Açores (2,9%).

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

Foram incluídas ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

Populares