No dia 23 de outubro, decorre em Mourão o evento “Vamos Ajudar o André!” com carácter solidário a favor de um jovem com paralisia cerebral, uma organização conjunta entre o Moto Livres Club, Município de Mourão, Bombeiros Voluntários e Junta de Freguesia de Mourão.
O André tem 17 anos e nasceu com paralisia cerebral, tendo diagnóstico de 95 por cento de incapacidade. As rotinas diárias são fortemente condicionadas e neste momento o André precisa de uma cadeira de rodas ajustada ao seu tamanho e às suas necessidades, assim como uma cama e uma cadeira de banhos.
O André, apesar de todas as suas dificuldades, frequenta a escola, em sala multideficiência, e está matriculado em Reguengos de Monsaraz, sendo que neste momento não consegue ir às aulas porque a cadeira de rodas já não lhe consegue dar a estabilidade e o suporte que precisa.
Este jovem, com forte ligação ao concelho de Mourão, é filho de mãe mouranense, o que gerou uma onde de solidariedade entre os habitantes do concelho. Atualmente esta solidariedade cresceu e são várias as pessoas, empresas e organizações que apoiam o evento, proporcionando uma tarde e noite de convívio e animação, com um objetivo comum, ajudar o André a ter uma melhor qualidade de vida no futuro.
O evento tem início marcado para as 15 horas, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Mourão, e conta com as participações solidárias do grupo de música popular “Ventos do Sul”, “Grupo Coral da Granja”, “Grupo Coral da Luz”, banda “Os Gajos da Romana”, banda “Haja Rock”, banda “Rockaólicos” e vários DJs.
Para os mais novos estará disponível “O Cantinho do André” com muitas atividades e animação entre elas, pinturas faciais e modelagem de balões, organização da ADEREM – Associação de Desenvolvimento de Mourão ao abrigo do projeto CLDS 4G.
Para além deste evento, também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão tem a decorrer uma campanha de recolha de tampinhas de plástico e caricas para esta causa.