O mestre FIDE José Guilherme Santos (A.XAT Montemor-o-Novo) é o novo campeão nacional de rápidas, título que conquista pela primeira vez, após uma disputadíssima prova, que levou 280 jogadores ao Pavilhão Municipal Torre da Marinha (Seixal).
José Guilherme Santos somou 9,5 pontos nas 11 jornadas do torneio, os mesmos do mestre FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo), segundo classificado, e do mestre internacional André Sousa (Vitória SC), terceiro.
As contas do desempate acabaram por beneficiar José Guilherme Santos, após ter dominado o campeonato, numa caminhada apenas travada por uma derrota na última ronda frente a André Sousa, ainda assim insuficiente para lhe retirar o título.
A 11.ª e derradeira ronda teve emoção até ao último lance, pois, além do duelo na primeira mesa entre José Guilherme Santos e André Sousa, a partida do segundo tabuleiro, que opunha Bruno Martins ao mestre internacional Sérgio Rocha (Barreirense) também interessava nas contas do título. Se aqui, por exemplo, se tivesse registado um empate, o campeão seria André Sousa, mas, como Bruno Martins ganhou, o desempate foi feito a três a aí prevaleceram as melhores contas de José Guilherme, que, curiosamente, sucede precisamente ao seu companheiro de equipa da A.XAT Bruno Martins na lista de campeões.
O Nacional Individual de Rápidas foi um sucesso, com um recorde de muitos anos de participantes (280, entre os quais 28 titulados). Na organização do evento, a FPX contou com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e do Independente Torrense.
Federação Portuguesa de Xadrez