A Câmara Municipal de Vila Viçosa avançou para a transferência de cerca de 300 mil euros do Orçamento Municipal para as quatro juntas – Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, Pardais, Ciladas e Bencatel .
Com esta verba o Município abre “via” à possibilidade das juntas desenvolverem atividades e obras com maior autonomia, assim como através da transferência de funcionários.

A Junta de Conceição e São Bartolomeu foi contemplada com uma verba total que ronda os 150 mil euros. De acordo com Paula Queiroz, Presidente da Freguesia, as prioridades para 2025 passam pela requalificação do Parque Infantil da Mata Municipal, sendo esta a obra de maior dimensão e que envolve um total de 120 mil euros(80 mil custeados pela Câmara Municipal e 40 mil pela Junta de Freguesia) e o aumento das competências da limpeza urbana.

Na freguesia de Bencatel, a transferência de competências agora assinada ronda os 77.500 euros, montante que vai ser investido essencialmente na substituição dos tetos dos pavilhões da Junta de Freguesia, conforme nos explicou o Presidente José Cardoso. O autarca explica que esta é uma obra de extrema relevância para a freguesia uma vez que estas infraestruturas, ainda com amianto, são utilizadas com bastante frequência pelas Associações e população da freguesia, congratulando-se com a treansferência de competências realizada.

Na Freguesia de Ciladas (S. Romão), a verba transferida ao abrigo da delegação de competências , chega aos 54 mil euros. Luís Serra, presidente da Junta de Freguesia, esclarece que a verba vai ser investida, essencialmente, na reabilitação dos espaços verdes, iluminação dos monumentos da entrada da aldeia e na colocação de toldos nas entradas da escola.

Por último Pardais, a freguesia de menor dimensão no concelho de Vila Viçosa, conta com uma transferência de 34 mil euros . Manuela Raminhos, Presidente da Junta de Freguesia, explica que a verba vai ser canalizada para os diferentes eventos realizados na Aldeia assim como em melhoramentos da Casa Mortuária e a requalificação das bermas da estrada municipal 533.
Recorde-se que no dia da assinatura destes contratos, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, manifestou a disponibilidade da Autarquia em transferir outros montantes “desde que as juntas queiram assumir essa responsabilidade, dentro daquilo que a lei permite”.
Pode ler também Câmara de Vila Viçosa transfere 300 mil euros para Juntas de Freguesia deitarem mãos às obras

