Data:

Partilhar

Recomendamos

Lembra-se da avioneta que lançou droga no Baixo Alentejo. Os suspeitos foram detidos

A operação que ficou conhecida como “Ases pelos Ares” remonta a janeiro de 2023, quando uma avioneta largou dois fardos de haxixe em Ferreira do Alentejo, junto à A26. A aguardar a entrega estava um grupo de traficantes dentro de uma viatura., que entraram por caminhos de terra batida, mas a acabaram por abandonar a viatura e a droga, fugindo a pé, perante a presença das forças de segurança.

Mas esta segunda-feira a Polícia Judiciária realizou nove buscas domiciliárias e não domiciliárias, na zona de Lisboa, Loures, Setúbal e Olhão, com vista ao desmantelamento de uma organização criminosa que se dedicava ao tráfico de estupefacientes de Marrocos para a Península Ibérica.

Culminou com a detenção de três homens, indiciados por tráfico de droga e detenção de arma proibida.
No âmbito da investigação que, em momentos anteriores, contou com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Guarda Nacional Republicana, da Guardia Civil Espanhola e da Gendarmerie Royale do Reino de Marrocos, foram apreendidos uma aeronave, resina de cannabis (haxixe) suficiente para a composição de pelo menos um milhão de doses individuais, uma viatura onde era transportado o estupefaciente apreendido, diverso material de comunicações e navegação, uma arma de fogo e diversa documentação.

Um outro suspeito encontra-se já a cumprir pena de prisão em Espanha, por factos cometidos naquele território.

Os três detidos, com idades compreendidas entre os 63 e 70 anos, serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

A investigação prossegue a cargo da Polícia Judiciária, no âmbito de um inquérito titulado pelo DCIAP.

Populares