8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Janeiro 12, 2026

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Linha de Vendas Novas reforça papel estratégico com modernização de 120M€

Foi hoje consignada a empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas, uma intervenção estratégica para o transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, que representa um investimento de cerca de 120 milhões de euros e um prazo de execução estimado de 48 meses.

A cerimónia que marcou o início oficial da obra decorreu ao final da tarde e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira.

A intervenção tem como principais objetivos a modernização da infraestrutura ferroviária existente e a ampliação das estações, permitindo o cruzamento de comboios com até 750 metros de comprimento. Esta melhoria irá potenciar significativamente as condições de exploração da linha, reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e aos mercados europeus.

O momento foi também acompanhado por Inácio Esperança, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que, em declarações à Rádio Campanário, destacou a importância da assinatura desta empreitada para a melhoria das condições de escoamento de mercadorias para o Porto de Sines e, a partir deste, para a Europa, sobretudo tendo em conta a inexistência do eixo sul. O responsável sublinhou ainda a necessidade de potenciar esta linha enquanto a ligação ferroviária entre Évora e Espanha não estiver concluída.

Durante a cerimónia foram igualmente anunciados dois novos investimentos relevantes para o Alentejo: a duplicação da linha Poceirão–Bombel e, finalmente, a concretização da ligação ferroviária entre Casa Branca e Beja, para a qual o Governo prevê um investimento de 400 milhões de euros. Para Inácio Esperança, tratam-se de “boas notícias para o Alentejo” e para o desenvolvimento económico da região.

A Linha de Vendas Novas estende-se ao longo de cerca de 69 quilómetros, ligando Setil — onde cruza a Linha do Norte — a Vendas Novas, ponto de entroncamento com a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Atualmente utilizada exclusivamente por comboios de mercadorias, assume-se como um dos principais eixos ferroviários de transporte de carga no sentido Norte–Sul do país.

A empreitada vai incluir trabalhos como a substituição da superestrutura de via, com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1, prolongamento e renovação das estações técnicas de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal e renovação das restantes seis, tratamento de 17 quilómetros de plataforma, terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes, execução de 69 passagens hidráulicas ou intervenção em três pontões metálicos.

Encerramento de seis passagens de nível (PN) e construção de quatro passagens superiores rodoviárias, com os respetivos restabelecimentos, automatização de nove passagens de nível ou construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações são também trabalhos previstos, entre outros.

Fotos: Infraestruturas de Portugal

Populares