25.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Setembro 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Maior Portugal Air Summit de sempre arrancou hoje em Ponte de Sor!Veja as fotos!

O Portugal Air Summit 2022 abre com João Neves, secretário de Estado da Economia e Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor. O dia fica marcado pela presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e pelo Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Encerra o primeiro dia com as palavras de Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento.

A gestão de topo na aviação, a transição tecnológica na indústria aeronáutica, a mobilidade positiva dos aeroportos portugueses e a evolução do setor espacial foram alguns dos temas que deram o mote à programação de conferências e intervenções do primeiro dia. Estes momentos de debate, reflexão e partilha de conhecimento acontecerem nos palcos ANAC e NAV e reuniram intervenientes de peso para o setor como Tânia Cardoso Simões, presidente do Conselho de Administração – Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Christine Ourmières-Widener, presidente da Comissão Executiva da TAP Air Portugal, Alexandra Reis, presidente da NAV Portugal, Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos Portugal, João Grilo, presidente do Conselho de Administração da ADRAL e Alexandre Alves, Administrador  da Sevenair Group, entre outros.

Em paralelo decorreu o programa de exposições de aviões e treinos de exibição, que atraem a atenção de vários públicos, sobretudo dos alunos das escolas, spotters e entusiastas, e dois momentos de relevo: a assinatura do memorando de entendimento entre a EEA Aircraft and Maintenance e a Câmara Municipal de Ponte de Sor, no âmbito da produção da primeira aeronave 100% portuguesa, designada por LUS 222; e a inauguração do novo Hangar da Aeromec, o novo player do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, enfatizou a estratégia de desenvolvimento do Aeródromo de Ponte de Sor, numa perspetiva de desenvolvimento regional, destacando que “o cluster aeronáutico do Município tem tido uma crescente notoriedade nacional e internacional. Apresenta-se atualmente muito mais robusto e diversificado, e é claramente um projeto com futuro que reúne um polo de formação e apresenta condições ímpares para fixação de empresas, totalizando já 14 empresas, num posicionamento diversificado”.

Destacou ainda a importância de todos os parceiros que tornaram mais uma edição da cimeira possível. Termina referindo que a edição deste ano ficará sempre marcada pela notícia das três agendas mobilizadoras que o concelho integra: Aero.next – da primeira aeronave portuguesa; Neurospace – ligada aos detritos espaciais numa ótica de sustentabilidade e NewSpace, de produção de microssatélites.

O secretário de Estado da Economia, João Neves, enalteceu o Portugal Air Summit como um “evento que serviu para reforçar a confiança dos investidores, fortalecendo a imagem de Portugal como um local onde as oportunidades empresariais podem ser concretizadas”. Sublinhou ainda que esta cimeira é um “exemplo de quando as vontades remam juntas é possível construir soluções com valor para a nossa sociedade” e afiançou que o Ministério da Economia vai “destacar o papel do Portugal Air Summit como catalisador para construir um país melhor”.

No encerramento, o secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, destacou “a capacidade, a resistência e a vontade ao longo dos anos para erguer este evento que já se tornou uma referência, que coloca Portugal na linha da frente, contribuindo de forma clara para a inovação tecnológica, capacidade exportadora e de atração e geração de emprego”.

Foi possível conhecer hoje as maquetas da primeira aeronave portuguesa e da sua unidade de produção em Ponte de Sor. Uma partilha acompanhada pela assinatura de um Memorando de Entendimento entre a EEA Aircraft (Cosmus Arospace e CEiiA) e a Câmara Municipal de Ponte de Sor para a cedência do espaço no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

A LUS 222 será a primeira aeronave desenvolvida e produzida em Portugal, com uma linha de montagem em Ponte de Sor de onde sairá para ser comercializada para o Mundo, criando 300 postos de trabalho diretos neste território alentejano. Este programa vai ainda permitir uma forte integração do ecossistema aeronáutico português na cadeia de valor da aeronave, reforçando, uma vez mais, o papel do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor no panorama nacional e internacional.

“Esta aeronave está direcionada para o transporte regional dos mercados africanos e da América do Sul, desenvolvida numa versão civil e noutra militar, já que consegue aterrar em pistas de terra e de pequenas dimensões, sendo ideal para locais remotos ou com menos infraestruturas”, refere Miguel Braga, Aeronautics & Defense Director no CEiiA.

Outro dos pontos altos da agenda foi a inauguração de um novo hangar de 8000 metros quadrados, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, da empresa de manutenção de aeronaves Aeromec, numa cerimónia que contou com a presença de Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, que destacou a empreitada como o maior investimento de sempre por parte da autarquia do Alto Alentejo, na ordem dos 5 milhões de euros.

Quanto ao programa de amanhã,  segundo dia do Portugal Air Summit 2022:

Mais de duzentos alunos assistirão a uma sessão sobre Space Careers, promovida pela Ciência Viva e Município de Ponte de Sor, que irá dar a conhecer as possibilidades de carreiras e de formação relacionadas com o espaço, defesa e aeronáutica.  A sessão de abertura estará a cargo de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Marco Capitão Ferreira, Secretário de Estado do Defesa Nacional, encerrará o segundo dia de cimeira.

Populares