Mourão recebe este fim de semana, pelo quarto ano consecutivo, maio, o “Congresso das Migas” , um certame económico e gastronómico que conta na edição deste ano com um cartaz repleto de animação musical, showcookings, prova de vinhos, azeite e a disponibilização deste prato típico alentejano em diversas confecções nos restaurantes do concelho.
A inauguração realizou-se na tarde desta sexta-feira com João Fortes, Presidente da Câmara Municipal , entidade promotora do evento , a destacar que o certame “é uma forma de ativar e capacitar o tecido empresarial local assim como o tecido associativo, que tem vindo a crescer.”
O Congresso das Migas é “uma reconfiguração da tradicional Feira de Maio que existia ” adequada aos novos tempos por forma a potenciar e dinamizar o potencial turistíco da vila.
O Autarca acrescenta que “estão reunidas todas as condições para, durante três dias, se mostrar o melhor do concelho de Mourão e valorizar o melhor que o Alentejo nos dá.”
Este ano, um dos pontos altos da iniciativa está agendado para 25 de maio, dia em que o Município vai servir as “maiores migas do mundo” com 21 metros de extensão. Assim, a partir das 18 horas, na Praça da República, em Mourão, vários voluntários, trabalhadores da autarquia e os restaurantes participantes vão confecionar as respetivas migas. Ao juntarem-se todas, a autarquia pretende bater o recorde e oferecer a todos as “maiores migas do mundo”. O acesso e a prova destas migas são gratuitos e estão abertos a todos.
Prato icónico da gastronomia do Alentejo, tal como as açordas e outros pratos desta região, o ingrediente de base das migas é o pão alentejano. Na Carta Gastronómica do Alentejo estão referenciadas dezenas de receitas de migas, das com miolos com carne de alguidar até às fervidas com pão de trigo ou pão de milho e carne frita.
Ao longo da iniciativa, os seis restaurantes aderentes ao “Congresso das Migas”, em Mourão, vão apresentar diversas abordagens à receita, já que o evento pretende destacar não apenas a tradição, mas também a criatividade.
Mais do que um prato, as Migas Alentejanas são um abraço de sabor que nos liga à tradição, ao passado e à alma do povo alentejano.
Veja aqui as imagens da inauguração:

























































































































