O Programa Bairros Saudáveis realiza amanhã, dia 5 de julho, em Évora, o Fórum Regional do Alentejo que contará, na sessão de encerramento, pelas 16h30, com a participação da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
O Fórum Regional do Alentejo, para os 27 projetos da região, terá lugar na Sede da CCDR Alentejo, Av. Eng. Arantes e Oliveira, 193, em Évora. Durante os trabalhos, que se iniciam às 10h00, estará patente a instalação “Mostra o que fazes” com objetos representativos levados pelos participantes de cada projeto.
Este é um dos cinco Fóruns Regionais que se realizam de Norte a Sul do país para partilhar experiências e apresentação dos primeiros resultados dos projetos apoiados pelo Programa. Os Fóruns visam ainda iniciar uma avaliação do Programa à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O Programa Bairros Saudáveis, criado em 2020, é um programa público, de natureza participativa, multi-setorial, que visa a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis.
O Programa apoia, até um máximo de 50.000 euros, 242 projetos apresentados por parcerias locais de base comunitária intervenientes nesses territórios.
A execução dos projetos iniciou-se em outubro de 2021, envolvendo mais de 1500 entidades, em todas as regiões do continente, com 28% dos projetos em curso a serem desenvolvidos no interior. Até dezembro de 2021, em pouco mais de dois meses, iniciaram-se e desenvolveram-se mais de 850 atividades.
A dotação do Programa, de 10 milhões de euros, é totalmente afeta aos projetos e é assegurada pelo PRR, pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério da Saúde. Desta verba, já foram transferidos para os projetos 4,96 milhões de euros.
No Jornal dos Bairros Saudáveis estão disponíveis notícias e a agenda dos eventos de iniciativa de cada projeto, onde se pode ver a diversidade de atividades já realizadas ou previstas.
Mais informação sobre os Fóruns Regionais está disponível no site do Programa em https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/projetos/foruns-regionais/index.htm.
Fonte: Nota de Imprensa