Évora, 11 de junho de 2024 – Vários Municípios do Alentejo assinaram hoje contratos para implementar as suas estratégias na área da habitação ao abrigo do programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação.
A cerimónia contou a presença dos Ministros, Adjunto e da Coesão Territorial Manuel Castro Almeida e das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, assim como da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa.
O Município de Montemor-o-Novo foi um Municípios Alentejanos que procedeu à assinatura destes contratos. Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal , em declarações à Rádio Campanário, a este propósito referiu “este contrato vai permitir renovar 10 fogos habitacionais no valor de 721 mil euros.” Trata-se, conforme explica, “de dez habitações, património do Município dos quais seis estão habitadas e quatro estão devolutas” acrescentou o Autarca.
O Presidente do Município garante que, agora que está assinado o termo de aceitação, a Autarquia “vai lançar o concurso para que em junho de 2026 tudo esteja concluído e as pessoas possam estar a habitar as casas.”
O Edil destacou ainda que, quanto a este prazo, o Alentejo e os Municípios de baixa densidade enfrentam o problema da “falta de construtores civis” . Ainda assim, acredita que “como esta obra já tem alguma dimensão , esperamos ter construtores capazes com vontade de levar este projeto adiante.”
Recorde-se que, para além de Montemor-o-Novo, forma assinados contratos com os Municípios de Alcácer do Sal, Alpiarça, Alter do Chão, Alvito, Arronches, Benavente, Campo Maior, Cartaxo, Castelo de Vide, Elvas, Évora, Golegã, Marvão, Nisa, Odemira, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santarém, Santiago do Cacém, Sines, Sousel, Vendas Novas e Vila Viçosa , num valor total de 59 milhões de euros.