Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro e fundador do grupo Impresa — proprietário da SIC e do Expresso — faleceu esta terça-feira, aos 88 anos.
Figura incontornável da política e do jornalismo em Portugal, Balsemão deixa uma marca profunda na consolidação da democracia e na modernização dos media nacionais.
No dia em que completou 88 anos, a 1 de setembro de 2025, foi distinguido pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, a mais recente de muitas homenagens que recebeu ao longo da sua notável carreira.
O Presidente da República já se manifestou referindo “Portugal perdeu, hoje, uma das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos. Na política, na sociedade, na afirmação da liberdade de expressão e de imprensa”.
“Visionário, pioneiro, criativo, determinado, batalhador, democrata, social-democrata, europeísta e atlantista, esteve em quase todos os combates de meados dos anos sessenta até hoje.Portugal não o esquece.Portugal nunca o esquecerá”, conclui.

