“É difícil encontrar uma pessoa tão abrangente no espetro do associativismo e do meio empresarial no turismo do Alentejo”. É desta forma que o presidente da Entidade Regional de Turismo, José Santos, adjetiva a vida de João Cavaleiro Ferreira, que morreu esta quarta-feira.
Cavaleiro Ferreira, 73 anos e residente em Borba – nasceu em Vendas Novas – é relembrado como “homem de sorriso fácil”, que abraçou a vida empresarial há cerca de 30 anos, sendo o proprietário de uma unidade turística – em Borba – que se revelou determinante para a afirmação do turismo na Zona dos Mármores.
Foi membro da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Alentejo durante dez anos, assumindo funções de dirigente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (delegação do Alentejo).
João Cavaleiro Ferreira mantinha ainda uma ligação muito ativa à Confraria Gastronómica, tendo feito também parte dos órgãos da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, além de pertencer à Associação das Heranças desta região.