12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Novembro 9, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mourão tem quatro grupos de Cante em apenas 2500 habitantes. Porque será?

É na freguesia da Granja que encontramos os maiores agentes da divulgação do Cante: do Grupo Coral da Granja, ao Grupo Granjarte, passando pelas “Flores de Abril”. Ali ao lado também puxam pela voz os homens do grupo Coral da Luz. Mas que fenómeno é este?

A vereadora Ana Filipa Farias arrisca a resposta: “O Cante nasce nas adegas. Nós temos muitas adegas e talvez isso explique que haja quatro grupos entre uma população de 2500 pessoas”, admite a autarca.

Mourão ambiciona aproveitar a celebração dos dez anos da classificação do Cante pela Unesco para promover, ainda mais, esta relevante peça da identidade do concelho. “Vamos fazer uma exposição de homenagem a estes grupos, homenageando também o Cante. Seguidamente, teremos um encontro de grupos corais no nosso cineteatro”, revelou Ana Filipa Farias, sendo esta a participação do concelho no calendário anunciado pela Entidade Regional de Turismo que vai percorrer vários municípios.

OS GRUPOS

À boleia da página da autarquia, ficamos a saber que o Grupo Coral da Granja foi fundado a 1 de fevereiro de 2005 por António Mendes Valido e José da Conceição Valido, que se atreveram a convidar mais 17 companheiros, residentes e naturais da freguesia da Granja, que gostavam de cantar.

O Grupo Flores de abril nasceu aquando da comemoração do 25 de Abril de 2006, na freguesia da Granja, depois de alguns dias de ensaio e de preparação para essa data. Um grupo de mulheres saiu à rua para cantar pela primeira vez.

Granjarte, Grupo Feminino de Cantares Alentejanos da Granja, surgiu depois de alguns anos a animar o Carnaval, com danças que tinham versos da sua própria autoria, este grupo de mulheres começou também a cantar fora de “brincadeiras”. Foi então que a determinada altura, foram convidadas a animar um serão na Casa do Alentejo.

Já a Aldeia da Luz conta com um grupo coral alentejano, o Grupo Coral da Luz, ligado à Associação de jovens Campos de Lousa. Devido ao gosto pelo Cante, um grupo de amigos juntou-se e começou a ensaiar, ainda no antigo casão da junta de freguesia, na antiga aldeia. O grupo foi fundado a 3 de abril de 2001.

Populares