A Professora Natércia Salgueiro Maia deslocou-se recentemente a Castelo de Vide para confiar à Casa da Cidadania várias distinções honoríficas atribuídas nos últimos anos, a título póstumo, ao Capitão de Abril.
A chave de honra da cidade de Lisboa, medalha de honra grau ouro de Pombal, medalha de ouro município de Castelo de Vide, medalha ouro da Associação Portuguesa dos Municípios com Centros Históricos, entre outras distinções, foram agora entregues pelas mãos da Professora Natércia a Castelo de Vide, dado o reconhecimento da família Salgueiro Maia pelo valor e importância do Museu, que tão bem dignifica a memória dum herói nacional.
Fernando Antunes, ex-oficial miliciano, que acompanhou Natércia Salgueiro Maia a Castelo de Vide, teve a iniciativa de através do partido Livre ver formulada a proposta de atribuição da Chave da Honra de Lisboa, a mais alta distinção da Cidade, entregue este ano numa cerimónia inesquecível no Salão Nobre dos Paços do Concelho da capital.
Recordo que na Casa da Cidadania já figuram as mais altas condecorações nacionais, designadamente a Grã cruz da Ordem da Liberdade – 1983 (em vida) -Presidente Ramalho Eanes, Grande-Oficial da Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito – 28 de Junho de 1992 – Presidente Mário Soares, e Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique – 2016 – Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
E assim, com estes valiosos contributos, Castelo de Vide vai enriquecendo a sua notoriedade e faz a diferença. Obrigado por tudo, Natércia Salgueiro Maia.

