Foram um total de 38 as infrações detetadas pelo Comando Territorial de Évora da GNR relacionadas com tacógrafos, entre os dias 10 e 16 de fevereiro. Fonte da Guarda associa este número mais elevado – face à média semanal – com os novos aparelhos controladores de tacógrafos digitais que chegaram recentemente ao Comando e após a formação dada aos militares para trabalharem com os novos equipamentos.
O incremento da fiscalização a pesados, em detrimento de outros veículos, durante a última semana, permitiu detetar infrações ao nível dos tempos de condução e do necessário descanso dos motoristas, tendo ainda sido apurados vários excessos de velocidade.
As 38 infrações relacionadas com tacógrafos ganham expressão entre um total de 322 detetadas na última semana, destacando-se ainda 26 multas por falta de inspeção periódica obrigatória, 25 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.
Há ainda 18 registos por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 15 por falta de seguro de responsabilidade civil