19.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O governo está na linha da frente e procura atingir rapidamente a redução de CO2 para metade” diz Sec. Estado das Infraestruturas(c/som)

A Brisa, a IONITY e a Cepsa inauguraram hoje a rede de carregamento elétrico Via Verde Electric com os primeiros quatro postos de carregamento elétrico ultrarrápido instalados numa autoestrada nacional, que já estão em funcionamento, e a Rádio Campanário esteve presente. 

À margem desta inauguração, a Rádio Campanário falou com Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, sobre os objetrivos do governo em, até 2030, reduzir para metade o CO2.

Jorge Delgado, questionado se o projeto dos postos de carregamento ultrarápidos , está integrado naquilo que são os objetivos do governo em matéria de redução de CO2,  começou por referir que “sem duvida que está integrado “ acrescentando que “o governo tem apresentado sinais claros da aposta que está a fazer  para tentar cumprir esse objetivo”.

O Secretário de Estado sublinha ainda que o “governo tem estado na linha da frente na procura de atingir o objetivo de forma mais rápida” realçando que as metas são ambiciosas.

Jorge Delgado refere ainda que, apesar desta matéria ser mais da área do Ministério do Ambiente, “todos estamos na linha da frente”, destacando que vai ser assinado o acordo de Paris e que o roteiro para neutralidade carbónica, aprovado há mais de um ano, deu agora origem a um acordo provisório, segundo informação avançada pelo Ministro do ambiente.

O Secretário de Estado das Infraestruturas referiu ainda “todas as ações concretas que vierem no sentido dessa redução do CO2, são bem vindas e as ações desenvolvidas pela Brisa são um contributo fundamental.”

No que diz respeito a projetos na área da mobilidade elétrica, o Secretário de restado referiu que nesta área não existem ainda projetos a serem desenvolvidos em parceria” sublinhando no entanto que “o ritmo está a ser elevado em diferentes áreas” destacando “ a foirte aposta na ferrovia.”

Recorde-se que Portugal assumiu o compromisso de reduzir pela metade, as emissões de CO2 até 2030.

 

Populares