Data:

Partilhar

Recomendamos

O homem sonha, a obra nasce! Arraiolos eterniza legado de Hugo Pontes com ULDF de Bombeiros(c/fotos)

Foi num ambiente de emoção, marcado por vários momentos de silêncio e por vozes embargadas, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos acolheu, na manhã desta quarta-feira, a cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação de uma Unidade Local de Formação Descentralizada (ULDF) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) na vila alentejana.

O protocolo, celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos e a Escola Nacional de Bombeiros, representa a concretização de um objetivo há muito defendido pelo antigo comandante Hugo Pontes, falecido prematuramente em junho deste ano.

A cerimónia transformou-se, por isso, numa sentida homenagem ao comandante, cuja determinação foi várias vezes recordada pelos intervenientes.

Estiveram presentes representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, da Câmara Municipal de Arraiolos, da Escola Nacional de Bombeiros, bem como comandantes e representantes de diversas corporações de bombeiros do Alentejo Central.

“É o culminar de um projeto e uma homenagem mais do que justa” . Visivelmente emocionado, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos, Luís Gomes, recordou a forte ligação de amizade que mantinha com Hugo Pontes, admitindo que a sua perda representou uma verdadeira “tempestade”.

Sublinhando que a criação da unidade era “um desejo do antigo comandante”, mostrou satisfação por ver esse objetivo finalmente concretizado.”É o culminar de um projeto e uma homenagem mais do que justa e merecida a Hugo Pontes.”

Para Luís Gomes, a criação da ULDF constitui igualmente “um marco histórico que este homem, que partiu abruptamente, nos deixa”, garantindo que:”Nunca há-de morrer o legado que Hugo Pontes deixou nesta casa.”

O responsável explicou ainda que a futura unidade ficará instalada num terreno cedido pela Câmara Municipal de Arraiolos, no antigo Campo de Tiro, aproveitando para destacar a parceria de longa data entre a autarquia e a Associação Humanitária.

As Unidades Locais de Formação da Escola Nacional de Bombeiros são polos descentralizados criados em parceria com os corpos de bombeiros, permitindo que os operacionais realizem formação mais próxima das suas áreas de residência e em horários compatíveis com a sua atividade profissional, reduzindo o impacto na vida familiar e laboral.

A unidade de Arraiolos será a segunda do distrito de Évora — depois da existente em Viana do Alentejo — e servirá todos os bombeiros do distrito.

Segundo Luís Gomes, a nova infraestrutura permitirá que “a formação ao nível do distrito seja mais presente e evitar deslocações longínquas dos bombeiros”, reforçando simultaneamente a qualificação dos operacionais e a sua preparação para o exercício da missão.

Em representação da Escola Nacional de Bombeiros, o protocolo foi assinado pelo presidente da instituição, Lídio Lopes. Em declarações, descreveu o momento como tendo “um sabor agridoce”. “Estamos a cumprir o seu sonho, mas por outro não temos o Comandante Hugo Pontes connosco a usufruir deste dia especial.”

O presidente da ENB recordou igualmente a persistência do antigo comandante.”Hugo Pontes foi sempre muito determinado e resiliente no sentido de trazer esta ULDF para Arraiolos.”

Acrescentou ainda que, enquanto presidente da Escola Nacional de Bombeiros, considera ser sua responsabilidade dar continuidade ao trabalho iniciado por Hugo Pontes. “É minha obrigação tentar prosseguir o seu sonho, que tem todo o sentido e vai beneficiar todos os bombeiros do distrito.”

Lídio Lopes revelou ainda que esta será uma unidade com características únicas no país e anunciou que foi decidido atribuir-lhe o nome de Hugo Pontes, perpetuando a memória daquele que tanto lutou pela sua concretização. A abertura está prevista para o dia 3 de janeiro de 2027, data em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos celebra o seu aniversário.

O responsável explicou ainda que a estratégia da Escola Nacional de Bombeiros passa por distribuir estas unidades de forma equilibrada pelo território nacional. “A Escola Nacional não quer unidades próximas umas das outras.” Apesar dos progressos, considera que ainda existe um longo caminho a percorrer.

“Ainda falta muito em Portugal para que todo o território esteja coberto pela oferta. Ainda assim, não nos vamos distrair do nosso propósito: que todos os bombeiros tenham na sua área a possibilidade de formação”, disse.

A nova Unidade Local de Formação Descentralizada representa, assim, não apenas um importante reforço da capacidade formativa dos bombeiros do distrito de Évora, mas também a concretização do legado deixado por Hugo Pontes, perpetuando um projeto que sempre considerou essencial para o futuro da formação e da proteção das populações.

A Rádio Campanário acompanhou este momento e mostra-lhe as imagens:

Populares