Há lugares que guardam mais do que paredes, fardas e histórias. Guardam vidas. O Regimento de Cavalaria n.º 3, em Estremoz, é um desses lugares: uma casa para gerações de militares, um símbolo da história da cidade e uma instituição profundamente ligada à comunidade. Foi neste cenário, entre memórias do passado, testemunhos do presente e olhos postos no futuro, que a Rádio Campanário levou esta quarta-feira o programa “Manhãs da Ana- Hora do café” até ao coração do RC3, no âmbito da iniciativa “A Rádio de Mãos Dadas”, integrada nas comemorações dos 40 anos da estação.
A abertura da emissão contou com a participação de José Domingos Ramalho, Administrador da Rádio Campanário, Aurelino Ramalho, Fiscal Único da estação emissora, Sónia Caldeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, e do Coronel Luís Pimenta, Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 3. Os intervenientes destacaram a importância da iniciativa e do contacto entre a instituição militar e a comunidade, num Regimento que mantém as portas abertas à população.
Ao longo da manhã, foram muitos os testemunhos que deram voz às pessoas que fazem parte da história e do presente do RC3. O Sargento-Mor Manuel Gonçalves, o Tenente Cabaço, o 1.º Sargento Caio e o Cabo Melo partilharam as suas experiências e falaram do significado e do orgulho de vestir diariamente a farda. A emissão permitiu também conhecer o trabalho desenvolvido pelo Regimento em articulação com diferentes instituições da comunidade. Através de parcerias estabelecidas ao longo dos anos, o RC3 tem procurado contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e reforçar a sua ligação à sociedade.
Madalena Rolo, professora da Escola Rainha Santa Isabel, e Luísa Carraça, em representação da CERCIEstremoz, deram a conhecer algumas dessas experiências e a importância das relações estabelecidas entre o Regimento e as instituições locais. A emissão contou ainda com a participação de António Costa, da Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros de Estremoz, e José Fernando, do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, que destacaram os laços que unem diferentes entidades e antigos e atuais militares em torno de valores e missões comuns.
Pode ouvir o programa na íntegra aqui:
Onde a farda encontra a memória, encontram-se também as pessoas, as histórias e os laços que o tempo não apaga. Foi esse coração do Regimento de Cavalaria n.º 3 que a Rádio Campanário procurou conhecer e dar a conhecer, numa manhã marcada pela emoção, pela partilha e pelo orgulho de quem fez e continua a fazer parte desta instituição. Através da iniciativa “A Rádio de Mãos Dadas”, a estação continua, aos 40 anos, a sair dos seus estúdios para estar junto das comunidades, ouvir as suas histórias e dar voz a quem as constrói todos os dias. Porque, no fim, tanto no RC3 como na rádio, são as pessoas que dão verdadeiro sentido às histórias que ficam.
E esta foi, acima de tudo, uma manhã para recordar que há memórias que vivem nos lugares, mas que só ganham voz quando alguém as conta.













