Está a decorrer no concelho de Vila Viçosa, um conjunto de atividades com o objetivo de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares.
A iniciativa denominada “Maio, mês do Coração”, resulta da parceria entre a câmara Municipal de Vila Viçosa e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Viçosa e contempla rastreios, medição de tensão arterial e diabetes e aulas de ginástica ao ar livre.
As ações de sensibilização “Prevenção de Doenças Cardiovasculares”estão a decorrer até ao dia 20 de maio, em todas as freguesias do concelho de Vila Viçosa.
Na tarde de quarta-feira, dia 18 de maio, a Freguesia de Pardais recebeu a sessão de sensibilização que decorreu no Salão Cultural e Recreativo.
À reportagem da Rádio Campanário, a enfermeira Cláudia Xavier lembrou que as doenças cardiovasculares “são a primeira causa de morte em Portugal e cabe às autoridades, nomeadamente às da área da saúde, promover este tipo de ações de forma a promover comportamentos saudáveis, uma boa alimentação, prática de exercício físico regular de forma a prevenir estas doenças e evitar consequências a longo prazo”.
Indagada sobre a importância da prática de exercício físico, refere que “as entidades têm estado a apostar nesse sentido, cabe-lhes intervir junto da população de forma a mantê-los informados, dos horários da disponibilidade e incentivá-los a frequentar esses ginásios e a prática do exercício físico”.