Com défice de 1,2%, Portugal “vai ao mercado conseguir financiamento de taxas de juro muito baixas”, diz Carlos Zorrinho no seu comentário semanal (c/som)

Publicado em Revista de Imprensa 09 janeiro, 2018

O eurodeputado Carlos Zorrinho no seu comentário semanal, habitualmente terça-feira mas realizado esta quarta-feira, dia 9 de Janeiro, começou por falar do défice de 1,2%, anunciado pelo primeiro-ministro e não confirmado pelo Ministro das Finanças, um resultado “muito bom” que não está totalmente confirmado por causa da “recapitalização da Caixa geral de Depósitos, embora tudo leve a crer que não será considerado para efeitos de défice”.
Segundo o comentador da RC, o défice reduzido tem como consequência que “Portugal vai ao mercado e, se não houver nenhuma surpresa, vai conseguir financiamento de taxas de juro muito baixas”, o que considera “extremamente importante e pode ajudar a dar respostas mais fortes em algumas áreas que precisam”.

Carlos Zorrinho diz ainda que com o défice mais baixo, o país “pagando juros mais baixos, acaba por recuperar a possibilidade de ter esse dinheiro e utilizar em outras áreas”, acrescentou.

No que diz respeito à taxa de desemprego situada em 8,2%, o eurodeputado socialista refere que “grande parte do emprego criado é precário”, no entanto realça que “o emprego para a vida nas gerações mais novas é algo que não é tão evidente” e que “temos uma taxa de desemprego jovem muito elevada”.

Contudo, Carlos Zorrinho considera que “a boa noticia só nos deve motivar a ir mais longe”, por isso, aponta á “segurança para estes novos empregos” e “fazer um esforço para dar resposta às gerações mais jovens”.

Em comentário as noticias que apontam apenas 10% dos refugiados voltaram a Portugal, Carlos Zorrinho diz que “por razoes culturais e razoes de desenvolvimento relativo o seu objetivo não era ficar em Portugal”, algo que aponta como “o reflexo de termos grandes assimetrias do desenvolvimento da União Europeia”.

Veja também...

Histórico de Notícias

« Junho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30