O XXX Prémio Literário Hernâni Cidade viajou para o outro lado do Oceano Atlântico, mais concretamente para o Rio de Janeiro, Brasil, onde habita Thaise Nascimento Cunha, a vencedora desta edição, com o trabalho “Camões.exe”.
Apesar de não conseguir estar presente na cerimónia de entrega, no Auditório do Centro Cultural de Redondo, a vencedora enviou um vídeo a agradecer a distinção.
Manuel Martins, adjunto do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Redondo, mostrou-se “orgulhoso” pelo “prémio ter ultrapassado fronteiras”, numa edição que contou com “244 trabalhos abrangendo três continentes e vários países como Brasil e Angola”. “Este título consegue cativar as várias gerações e pode incentivar a leitura, porque esta prática dificilmente vai acabar, mas há que cativar os mais jovens para esse hábito”, realçou.
“Nós conseguimos internacionalizar o prémio, e é sempre um orgulho para ver 244 trabalhos de vários países e de norte a sul de Portugal”. “Infelizmente este ano não houve nenhum trabalho do concelho de Redondo, mas esperamos que já na próxima edição tenhamos um redondense a participar novamente, agora vamos começar a cativar os redondenses a voltar a participar”, referiu ainda Manuel Martins.
O 2º Prémio foi para Camarate para Daniel João Lourinho de Campos. Já o 3º Prémio foi para João Alberto Fernandes Roque de Gafanha da Nazaré. Foram ainda entregues três menções honrosas a Paulo Jorge Carreira (Batalha), Ilda Maria de Azevedo Carinhas (Loures) e Kamila Fernandes Prado (Rio de Janeiro).
A Rádio Campanário esteve presente e mostra-lhe as fotografias do evento:

























