A criminalidade na cidade de Évora tem sido um dos temas que tem estado na atualidade com as redes sociais a darem conta de inúmeras situações que se tem registado na cidade alentejana. De acordo com a Polícia de Segurança Pública, nos últimos três meses registou-se um número fora do comum de furtos qualificados associados a residências e em estabelecimentos comerciais na cidade de Évora. Face a esses registos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Évora desenvolveu um policiamento centrado na proximidade, visibilidade e investigação criminal, um trabalho que acabou por permitir a esta força de segurança identificar e constituir arguidos treze (13) indivíduos.
O Comissário Marco David, em declarações à Rádio Campanário, explicou que a PSP identificou algum padrão associado aos crimes praticados, entre eles o arrombamento mas também o aproveitamento de algum descuido que é tido por parte dos proprietários:
Na sequência destes acontecimentos, a PSP tentou, em primeiro lugar identificar os praticantes destes atos criminais mas também “foram desenvolvidos mecanismos de prevenção e sensibilização de forma a prevenir que este tipo de ilícitos continuem.”
Para além da identificação de 13 indivíduos, nos dias 3 e 4 deste mês, a PSP deteve um indivíduo de 55 anos de idade, por ter efetuado diversos furtos em residências e estabelecimentos comerciais. Foram localizados e recuperados os objetos furtados numa residência bem como diverso material furtado, em pelo menos dois furtos em estabelecimentos comerciais nesta cidade. O homem foi presente a primeiro interrogatório judicial e aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Já no dia 04 de fevereiro, na sequência de uma informação que um grupo de indivíduos de Évora se iria deslocar a Evoramonte, à residência de um indivíduo preso preventivamente desde o dia 2 de Fevereiro por tráfico de estupefaciente, para furtar o interior da mesma, a Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Évora deteve cinco indivíduos, 3 homens e 2 mulheres com idades compreendidas entre os 26 e os 38 anos de idade e apreendeu todo o material furtado, no valor de 1081,89€.
A PSP alerta, que os criminosos que levam a cabo furtos associados a residências , embora não alterem muito os métodos de introdução nas habitações, para além de estudarem as rotinas diárias dos moradores, exploram sempre, com tempo, as vulnerabilidades existentes na segurança dos imóveis. Tendo em conta o número crescente da ocorrência deste crime na cidade, do ponto de vista preventivo, a PSP deixa alguns conselhos, com particular destaque para a não divulgação nas redes sociais das suas rotinas diárias, bem como os períodos de ausência de sua casa, quando sair de casa , a fechar e trancardevidamente a porta da habitação e a não ter em casa grandes quantias de dinheiro e manteras joias guardadas em cofres.
Prevenir é assim a palavra de ordem. A segurança deve partir de cada um de nós. O Comissário da PSP de Évora refere ” a responsabilidade do que toca à segurança de pessoas e bens recai também no próprio cidadão e não apenas nas forças de segurança” alertando para que “toda e qualquer pessoa que tenha conhecimento da existência de qualquer tipo de ilícito deve de imediato contactar as forças de segurança” ajudando assim a garantir mais e melhor segurança.