Depois de se terem realizado no passado dia 25 de janeiro as eleições para um novo mandato na Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, o ato de tomada de posse teve lugar este domingo, após a celebração da eucaristia, no Santuário da Padroeira. D. Francisco Senra Coelho , Arcebispo de Évora, deu posse aos novos órgãos da Régia Confraria, um momento carregado de emoção, particularmente para os dois novos membros que agora integram a equipa.

Jesus Frade e Gabriel Osório de Barros fazem agora parte dos órgãos sociais desta Confraria, juntando-se aos restantes, num propósito bem definido de zelar pelo Solar da Padroeira e dar cumprimento ao grande projeto de iniciar o restauro e a recuperação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, quer no exterior como no interior.
Fernando Pinto, reeleito Juíz da Régia Confraria, em declarações à Rádio Campanário sublinhou “partimos para este mandato com o mesmo espiríto que sempre nos guiou: servir Nossa Senhora e este santuário” evidenciando uma mensagem bem clara “queremos consagrar o povo português a Nossa Senhora.”
É ainda pretensão desta equipa continuar com o processo de “restauro dos mantos de Nossa Senhora, promover o Santuário e difundir a mensagem de Maria” com o objetivo de levar o nome do Solar e da Padroeira de Portugal cada vez mais longe.
D. Francisco Senra Coelho, em entrevista à Rádio Campanário, evidenciou a importância do trabalho desenvolvido pela Régia Confraria. O Arcebispo de Évora destacou mesmo que a Régia Confraria é “Património Imaterial de Portugal” referindo que esta tomada de posse , apesar de ser “um ato de Vila Viçosa, transcende Vila Viçosa” uma vez que se trata de cuidar do Santuário da Padroeira de Portugal e a “constituir o Núcleo que salvaguarda a mensagem deste Santuário.”
O Arcebispo deixou , por último, uma palavra de “encorajamento” a este grupo de homens e mulheres e de “obrigado profundo” pelo servioço de Igreja que acolhem como missão.




















