Realizou-se ontem, em Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, a segunda entronização da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo. Entraram 14 novos membros dos quais 2 são confrades de Honra, Nelson Rosado e Sérgio Rosado, mais conhecidos no mundo artístico como “Anjos”.
A cerimónia teve lugar no Paço dos Henriques nas Alcáçovas. Contou com a presença de representantes de diversas confrarias, nomeadamente a Confrarias da Moenga, Confraria Gastronómica do Alentejo, Confraria dos Enófilos e também do vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, António Cabrita, que também é membro da Confraria do Atum.
O Município esteve representado Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Duarte .
Neste evento foram enumeradas as atividades da Confraria que conta com cerca de um ano e meio de existência. Foi ainda apresentado o videoclipe com o hino da Confraria, escrito e interpretado pelo Trio Alvoroço.
Os Anjos fizeram o encerramento demonstrando a importância destas entidades para a divulgação da cultura e das tradições, fazendo referência a que é necessário manter viva a memória.
Seguiu-se um jantar apadrinhado pelos vinhos do concelho de Viana do Alentejo – Hortas Velhas, com apresentação e degustação de doces conventuais oriundos de algumas das doceiras pertencentes á confraria, Maria Manuel Xavier – Casa Maria Vitória, Margarida Ilhéu e Mariana Nunes.
Foram apresentados pelas próprias, a Sopa Dourada, Bolo Real, Conde de Alcáçovas Mel e Noz, entre outras iguarias doces da Região.





