O concelho de Arraiolos é a partir deste sábado a “capital” do porco, numa iniciativa que pretende acima de tudo dinamizar a economia local e evidenciar a qualidade e excelência da gastronomia alentejana.
De 8 a 23 de fevereiro de 2025, nos restaurantes do concelho aderentes têm lugar as “Semanas do Porco”, as quais integram a programação da Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos.
Silvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal, em declarações à Rádio Campanário, destaca a importância do evento “na promoção e dinamização dos restaurantes locais.”
A Autarca explica que “são cerca de duas dezenas de restaurantes, nas diversas freguesias do concelho de Arraiolos, que trazem à mesa a diversidade de sabores da gastronomia arraiolense, onde os pratos típicos de porco são decisivos, na degustação proposta nesta época.”
O convite para visitar os restaurantes e apreciar a cozinha arraiolense e alentejana, é um desafio para salvaguardar referências dos usos e costumes, que fazem parte do património cultural e identitário.
A gastronomia arraiolense, a “Empada de Arraiolos ®” e o artesanato de maior relevo para o concelho, reconhecido em todo o mundo: o Tapete de Arraiolos, constituem, igualmente um incentivo importante para visitar a vila alentejana.
Esta é também uma oportunidade para conhecer melhor alguns dos produtos da doçaria local, como os “Pasteis de Toucinho”, as “Cavacas do Vimieiro” e o “Nógado do Vimieiro”, bolos ou doces tradicionais com história.