10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

12.ª Feira Histórica de Serpa de 23 a 25 de agosto

O Centro Histórico da cidade de Serpa veste-se a rigor para a recriação da época da Inquisição, com teatralizações e rábulas, música e dança, bombos e pifaradas, artes de fogo, tasquinhas com manjares e muita animação.  Ao longo de três dias os visitantes podem usufruir das tasquinhas com manjares tradicionais, tendas de comércio e artesanato. Todos os dias, das 18.00h à 01.00h da manhã, haverá animação itinerante, saltimbancos, jogos e música pelas ruas do burgo, e também jogos e brincadeiras para os petizes, no Castelo. Com mais artesãos inscritos, maior número de tendas de comércio confirmadas e mais figurantes envolvidos, espera-se que esta edição da Feira Histórica traga a Serpa milhares de visitantes.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Serpa, terá início com a apresentação do índice dos livros proibidos, seguido da conversa na Nora, com Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, sobre “Os Arquivos da Inquisição de Évora na Torre do Tombo: Preservação e Disponibilização On-Line”. A animação continuará com a realização do cortejo, teatralizações, música e folguedos, bombos e pifaradas, contadores de histórias e animação itinerante.

No sábado a Feira principia com uma conversa na Nora, com João Cosme, Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, subordinada ao tema “A Atuação Inquisitorial em Serpa (1640-1715)”. Cortejo, teatralização, música, dança, animação itinerante e artes de fogo completam o programa do segundo dia.

No último dia de Feira, a conversa na Nora será sobre “A Família do Abade Correia da Serra e os Judeus de Serpa”, a cargo de António Maria de Assis, Investigador do Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP – Universidade de Lisboa). A tarde prosseguirá com o cortejo, desta vez subordinado à inquisição no feminino, seguido de animação itinerante, dança e música, teatralizações e rábulas. A noite será animada com artes de fogo e a recriação da queima do condenado.

Populares