Alcacovas

De 20 a 22 de julho Alcáçovas receberá Feira do Chocalho

Publicado em Agenda Cultural 02 julho, 2018

Adiafa, Miguel Araújo e Cuca Roseta são os cabeças de cartaz da Feira do Chocalho 2018 que começa dia 20 de julho, e se prolonga até domingo, dia 22, na vila de Alcáçovas.

O certame conta com a participação de cerca de meia centena de expositores e destaca este ano uma das manifestações nacionais de Património Cultural Imaterial inscritas na UNESCO, o Fado, num ciclo temático que dará também relevo, nos próximos anos, a outros valores Patrimoniais UNESCO como a Dieta Mediterrânica, o Cante Alentejano, o Fabrico de Chocalhos, entre outras.

O programa da Feira do Chocalho 2018 abarca ainda em termos musicais, animação com Os Chocalheiros de Ficalho, Raiz, U.M.M., André Manços e M-PEX. Destaque ainda para o desfile com o Caretos de Podence, integrado no “Alentejo em Cena”.

Artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Legacy (anterior Summer Spot), um espaço criado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense (ACRA) dirigido aos mais jovens e que é um dos grandes sucessos do evento. Pelo palco do Summer Legacy vão passar nomes como os de Kevu, Tape e DJ Mira, na 6ª feira, Zinko, Sunlize e Galvanize, no sábado. O domingo está reservado para a “Legacy Red Carpet”, a partir da meia-noite, com a participação das alunas da ACRA, ao som do DJ Mira.

Uma das novidades do certame é a Mostra Agropecuária com exposição de animais (ovinos, bovinos, caprinos e equinos) que terá demonstrações ao vivo do fabrico do chocalho e de tecelagem. O mesmo espaço irá acolher o III Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Ao longo da feira vão ainda decorrer um conjunto de atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que inclui na sexta-feira, a partir da meia-noite, uma garraiada, na praça de touros e, no domingo, pelas 9h30, o V Passeio a Cavalo “Miguel Grave”.

Para o fim-de-semana, no domingo, estão ainda agendadas a Caminhada do Chocalho, promovida pelo Alcáçovas Outdoor Trails e o III Trail do Chocalho realizado pelo Município de Viana do Alentejo, com o apoio de várias associações locais.

No pavilhão da Gamita, no âmbito do Ciclo de Exposições Património Imaterial UNESCO, está patente ao público a Exposição “Fado – Música Popular Urbana Portuguesa”.

Ao longo dos três dias do certame pode ainda visitar o Paço dos Henriques e a Oficina Chocalhos Pardalinho, ou desfrutar das Piscinas Municipais.

A Feira do Chocalho 2018 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31