13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: “A Guerra como Modo de Ver” em exposição no MACE

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), inaugura no dia 1 de dezembro, pelas 16:00 horas, a exposição A Guerra como Modo de Ver que reúne obras de 31 artistas representados na Coleção António Cachola, incluindo cinco novas aquisições, para observar a temática do conflito ou, como descreve a curadora Ana Cristina Cachola, “uma violência de largo espectro que permeia toda a tessitura sócio-cultural”.

A cidade-quartel fronteiriça de Elvas e as suas fortificações do séc. XVII e XVIII são classificadas desde 2012 pela UNESCO como Património Mundial, um contexto que destaca A Guerra como Modo de Ver na sua relação com a história e o património local. Paralelamente, a exposição estabelece “guerra” e “conflito” como temas de continuidade com o mundo de hoje e as premissas do imaginário que propõe observar através da cultura visual, em particular através da arte contemporânea produzida por artistas portugueses, a mesma matéria que institui a Coleção António Cachola como uma das mais atualizadas e importantes coleções privadas do país e o MACE um museu património da cidade de Elvas, com relevo no panorama artístico além-fronteiras.

A exposição A Guerra como Modo de Ver abre portas ao público a partir de domingo, dia 2 de dezembro e estará patente até 31 de dezembro de 2019. O programa integra visitas-guiadas com a curadora, atividades para grupos de escolas e associações do concelho e o lançamento de publicações do MACE-Coleção António Cachola e eventos especiais no âmbito dos 12 anos do MACE, que se assinalam no mês de julho. Em Lisboa, até setembro de 2019, a exposição Arte em São Bento – Coleção António Cachola, com curadoria de João Pinharanda, permite visitar uma mostra alargada de obras da coleção que se encontram instaladas nas principais salas da Residência Oficial do Primeiro Ministro no Palácio de São Bento.

 

 

Populares