Elvas

Elvas comemora 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas

Agenda Cultural 10 Jan. 2017

As comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em várias vertentes.

As iniciativas têm início a 13 de janeiro, com a inauguração da exposição de fotografia “Emoções Fortes… Flagrantes Únicos” de João Carpinteiro, no Forte da Graça, onde fica patente ao público até 30 de Junho.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, sábado, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, a partir das 18 horas, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

Neste dia é ainda assinalado o 62.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.

O programa prossegue no dia 20 de janeiro, sexta-feira, pelas 21.30 horas, com o Teatro de Revista “Ol(h)á Florbela!” com Florbela Queiroz e Vera Mónica, entre outros atores, no Cine-Teatro Municipal. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espectáculo.

No dia 21, sábado, pelas 17 horas, é inaugurada a exposição de Pintura de Lucília Dias, na Casa da Cultura, e que fica patente ao público até 10 de fevereiro.

No domingo, dia 22, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 13ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 25.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.

As comemorações encerram a 28 de janeiro, sábado, com o Concerto dos Passione, no Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espectáculo.

Inserido neste programa comemorativo dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas, decorre ainda o primeiro Festival de Cinema de Guerra da Raia, entre 13 e 21 de janeiro, no Auditório São Mateus, e que tem um programa próprio.

Veja de seguida o programa completo: 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30