Imprimir esta página

Elvas: Troca de livros, apresentação de obra e entrega de galardão assinalam Dia do Livro

Publicado em Agenda Cultural 19 abril, 2016

O Dia Mundial do Livro, que se comemora dia 23 de abril, é assinalado na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, com uma banca de troca de livros, que vai ficar neste espaço desde hoje e até sexta-feira, 22 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

Assim sendo, no átrio da Biblioteca Municipal vai estar a banca para a troca de livros já utilizados pelos utilizadores deste equipamento municipal. Neste âmbito, cada um dos utilizadores pode trazer até um máximo de cinco livros e levar igual número, não podendo, no entanto, ser trocados exemplares que se encontrem em mau estado ou manuais escolares, sendo a troca supervisionada pelos técnicos da Biblioteca Municipal. A banca funciona entre as 10h00 e as 17h00, de segunda a sexta-feira.

Para além disso, integrado nas comemorações desta data, no domingo, 24 de abril, decorre na Biblioteca Municipal de Elvas, pelas 15 horas, a apresentação do livro “A Toponímia do Concelho de Elvas”, de Rui Jesuíno, e que se trata de um estudo inédito sobre os topónimos do concelho de Elvas, constituindo um estudo primordial para a história local e uma obra de referência a nível nacional, e o seu autor um dos mais conceituados historiadores de Elvas.

A obra é uma co-edição da Câmara Municipal e Edições Colibri e surge na esteira do apoio que esta autarquia tem vindo, ao longo dos anos, a conceder a obras de autores elvenses e/ou sobre entidades e temáticas concernes ao nosso concelho.

Ainda no decurso desta apresentação, será entregue o “Galardão Melhor Leitor” nas categorias: Adultos Literatura, Adultos Leitura Científica, Multimédia, Juvenil e Infantil, com o objetivo de premiar os cinco utilizadores que mais recorreram aos serviços e recursos da Biblioteca nestas vertentes, e promovendo deste modo este equipamento cultural, além de incentivar mais utilizadores a frequentar este espaço.

O Dia Mundial do Livro, criado pela UNESCO no ano de 1955, comemora-se anualmente a 23 de abril, com o objetivo de promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. A escolha da data deve-se a três grandes autores literários, que faleceram neste dia, Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.