13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival Monsaraz Museu Aberto termina este fim-de-semana com Cante Alentejano

O festival Monsaraz Museu Aberto está a decorrer até ao dia 29 de julho na vila medieval de Monsaraz com uma programação que presta tributo à paisagem cultural. O último fim de semana é dedicado ao Cante Alentejano com os espetáculos Alentejo Coral Jovem, Gala do Cante e o Vinho do Trabalho.

O Monsaraz Museu Aberto é organizado desde 1986 pelo Município de Reguengos de Monsaraz e a partir de 1998 começou a realizar-se com periodicidade bienal. A programação do último fim de semana abre na sexta-feira, dia 27 de julho, às 18h30, no Observatório do Lago Alqueva, com Astrónomos de Palmo e Meio, que vai abordar o tema “Eclipse Total Lunar e Oposição de Marte”.

A partir das 22h, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, decorre o Alentejo Coral Jovem, um encontro de grupos corais juvenis que se realiza há quatro anos e que apresenta os novos cantadores da região. Neste espetáculo vão subir ao palco o Grupo Coral Carpe Diem e o Grupo Coral Moços da Aldêa, ambos de Cabeça Gorda, o Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho, o Grupo Coral Juvenil Jovens com Tradição da Aldeia dos Fernandes e o Grupo Coral Juvenil Os Rama Verde, de Vila Nova da Baronia. Este ano, o padrinho do Alentejo Coral Jovem será o grupo Os Vocalistas, que também vai atuar durante a noite.

 

No dia 28 de julho, às 16h30, o Observatório do Lago Alqueva organiza mais uma iniciativa Astrónomos de Palmo e Meio, desta vez sobre “Tiro ao alvo: Entender a formação de crateras na Lua”. Pelas 19h desfilam pela vila medieval os grupos corais que vão cantar à noite na Gala do Cante.

Neste espetáculo, que vai decorrer a partir das 22h no Largo D. Nuno Álvares Pereira, atuam o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, os Mineiros de Aljustrel, a fadista Maria Emília, o poeta Manuel Sérgio e o guitarrista José Farinha.

O festival vai encerrar no dia 29 de julho, pelas 18h, no Largo do Castelo, com o evento O Vinho do Trabalho. Desta forma vai recriar-se o final de dia dos trabalhadores agrícolas quando se juntavam para petiscar e beber vinho na tasca. Nesta iniciativa haverá Cante Alentejano informal com a participação de alguns cantadores do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Populares