Mertola

Mértola celebra herança árabe com Festival Islâmico a partir de hoje

Publicado em Agenda Cultural 16 maio, 2019

A partir desta quinta-feira, 16 de maio, Mértola celebra a sua herança árabe dos séculos XI e XII com a abertura do 10 Festival Islâmico, promovido pela autarquia mertolense.

Músicas, danças e sabores de raízes árabes e portuguesas voltam a fazer reviver as vivências da vila naqueles séculos, denominada à data de "Martulah" e era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.

Entre o programa destaca-se aquele que é um dos principais atrativos do festival, o mercado de rua marroquino, o "souk", que se espalha pelas ruas do centro histórico de Mértola, que estarão cobertas com tecidos a fazer lembrar as medinas de Marrocos.

O centro histórico de Mértola vai ser o palco da maioria das iniciativas do festival, como animações de rua, conferências e várias oficinais, como as de dança oriental, cante alentejano e viola campaniça.

O programa musical, para além dos pequenos concertos no Largo da Misericórdia, na Praça Luís de Camões e Cineteatro Marques Duque, é composto por concertos dos portugueses Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde, O Gajo, e Três Bairros e Sebastião Antunes.

Já o Cais do Guadiana vai receber artistas de várias nacionalidades mas com raízes musicais que se enquadram na temática do festical, atuarão o projeto Omiri e Belectronic (Portugal), o Speed Caravan Trio (França, Algéria e Tunísia), o projeto 47 Soul (Jordânia e Palestina) e Belectronic, o músico Bombino (Nigéria), o dúo DuOud (Argélia e Tunísia) e o DJ Le Mood Du Mahmood (França).

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31