30 Nov. 2021
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63

Mora

Mostra Gastronómica da Caça, em Mora, até 20 de dezembro

Mostra Gastronómica da Caça, em Mora, até 20 de dezembro Foto: Boa Cama, Boa Mesa
Agenda Cultural 02 Dez. 2020

Os pratos à base de carne de caça estão a "reinar" numa mostra gastronómica em Mora, que começou no passado sábado e acontece até ao dia 20 de dezembro, com a adesão de 11 restaurantes do concelho.

A Mostra Gastronómica da Caça, um evento anual promovido pela Câmara de Mora, no distrito de Évora, vai na 25.ª edição e já faz parte da tradição gastronómica do concelho.

Esta iniciativa pretende contribuir para o "desenvolvimento económico do concelho", através do aproveitamento das "potencialidades cinegéticas" existentes na região e da "gastronomia típica de excelência", segundo divulgou hoje o município.

O "apetite" de habitantes e turistas vai ser "aguçado" por mais de meia centena de receitas confecionadas tendo como base a carne de caça, apresentadas no prato com "variadas combinações, formas e feitios", indicou a autarquia.

O presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, disse à Lusa que o evento pode ser "uma lufada de ar fresco", em termos financeiros nos restaurantes do concelho, que este ano "têm sofrido quebras de receitas substanciais", devido à pandemia de COVID-19.

"As pessoas que gostam de caça têm no evento variados pratos à sua disposição", referiu o autarca, explicando que os restaurantes "cumprem todas as medidas de segurança" no âmbito da pandemia.

Luís Simão indicou que, na edição deste ano, a mostra gastronómica tem "mais uma semana", tendo sido decidido alargar o período, por causa das "restrições de circulação impostas" e para que "os restaurantes possam ter mais algum rendimento".

O autarca adiantou ainda que o evento decorre "exclusivamente nos restaurantes", esclarecendo que este ano, por ser "um ano atípico", devido à pandemia, não se vai realizar o habitual jantar de abertura, que "costuma reunir 400 convivas".

Os restaurantes aderentes vão ter as ementas "recheadas" de pratos à base de pombo, lebre, coelho, perdiz, javali ou veado, entre os quais, patê de javali, perdiz de cebolada, sopa da panela de pombo bravo, feijoada de lebre, veado com feijão branco, coelho com alecrim, ensopados de javali, veado e lebre, coelho bravo à caçador, veado assado com castanhas e alecrim, coelho em vinho tinto, perdiz brava na púcara e perdiz com castanhas.

Dos restaurantes aderentes, de acordo com a câmara, constam quatro em Mora, outros tantos em Cabeção, dois em Pavia e um em Brotas.

Devido à redução de lotação na restauração, o município aconselha os interessados a efetuarem reservas nos restaurantes participantes.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30