Evora

São Miguel de Machede recebe Festival de Cante Alentejano

Publicado em Agenda Cultural 26 setembro, 2018

Ponto&Alto - Festival de Cante Alentejano de São Miguel de Machede, irá decorrer no próximo sábado,  29 de Setembro de 2018, a partir das 15h.

“Ponto e Alto” é um festival, que pretende contribuir para o enriquecimento do cancioneiro tradicional, incentivando o aparecimento de novas modas, dando oportunidade ao reconhecimento de talentos identificados com o Cante Alentejano, na salvaguarda deste Património Imaterial da Humanidade, assim reconhecido pela UNESCO. 

Depois do sucesso da 1ª Edição, em 2016, em que os grupos foram convidados a trazer modas originais associadas ao tema da Quinta Feira de Ascensão, este ano o Festival coincide com o dia de São Miguel e os grupos trarão modas em torno dos padroeiros das suas terras.

São 8 os grupos que apresentaram modas ao Festival. Serão cerca de 140 Cantadeiras e Cantadores a desfilarem pelas ruas e pelo palco, trazendo na voz o orgulho nas suas terras. Assim o Grupo Vozes dos Canaviais canta: “Alentejo em Romaria”, o Grupo de Cantares do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora canta: “Évora”; o Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas: “Nossa Senhora da Esperança”; o Grupo Coral Pastores do Alentejo da Torre dos Coelheiros canta: “A nossa padroeira”; o Grupo de Cantares da Casa do Povo de N.ª Sr.ª Machede canta: “Nossa Senhora da Natividade”; o Grupo Coral Feminino as Escouralenses canta: “São Tiago Padroeiro”; as Cantadeiras de Redondo cantam: “Senhora da Anunciação” e o Grupo Coral da Associação Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora canta: “Santos da nossa Terra”

Os grupos serão acolhidos pela Banda Filarmónica 24 de Junho de São Miguel de Machede, pela Fanfarra da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vilça Viçosa e pelo grupo de percurssões Tomba Lobos de Redondo.

Esta iniciativa do Grupo de Cantadeiras de São Miguel de Machede e o Grupo de Cantadores “Os Marchantes”, em parceria com a Comissão de Festas e a Junta de Freguesia de São Miguel de Machede e todas as demais instituições e empresas locais, trará a festa do Cante às ruas desta simpática vila alentejana.

A tarde do festival terá ainda um momento onde se fará homenagem aos 5 Patrimónios Imateriais da Humanidade que se cruzam no Alentejo. Num quadro único, teremos o Cante Alentejano, o Fado, Arte Chocalheira, Bonecos de Estremoz e a Dieta Mediterrânea. Para este momento contamos com a presença de dois jovens fadistas locais, do Chocalhofone cedido pelo município de Viana do Alentejo, da Academia Sénior de Estremoz e de formadores e Formandos do Centro de Formação Profissional do IEFP de Évora.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31