Sines

Sines: Do Alentejo a Taiwan Com Exposições de Fotografia no Centro de Artes

Agenda Cultural 19 Nov. 2020

O Centro de Artes de Sines apresenta, entre 24 de novembro de 2020 e 24 de janeiro de 2021, duas novas exposições de fotografia: ALENTEJO ANAMNESIS, de Cabrita Nascimento, e STAGES & SINGERS, de Shen Chao-Liang.

ALENTEJO ANAMNESIS | Cabrita Nascimento

As fotografias do projeto ALENTEJO ANAMNESIS pretendem ser, segundo o artista, "ensaios artísticos sobre as raízes mais profundas da natureza do nosso planeta" através do local onde habita, a região alentejana.

O objetivo do projeto consiste em "trazer à memória as raízes do tempo; moldado pelos “sapiens” que habitaram a terra alentejana, as árvores que sustentam essa terra, as rochas que a configuram, a água de vida que a ladeia; em todos os elementos essenciais que a transformam numa das regiões mais poéticas do planeta Terra".

Uma exposição em que o Alentejo surge como "um possível início de vida na Terra, um lugar do futuro dessa mesma Terra, que tanto urge cuidar e preservar do instinto de morte e destruição (thánatos) que por vezes caracteriza a nossa espécie."

Cabrita Nascimento cursou iniciação à fotografia tendo 15 anos de idade, na Casa de Cultura da Juventude de Évora do FAOJ. Concluiu estudos de aperfeiçoamento e especialização à fotografia, com formadores franceses do CEMEA, no FAOJ do Porto e em Paris, ao abrigo dos acordos Luso-Franceses. Participou em formações em cinema e vídeo, licenciou-se em Sociologia e fez uma pós-graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural.

STAGES & SINGERS | Shen Chao-Liang

Com curadoria de Rui Prata, a exposição STAGES & SINGERS, do fotógrafo Shan Chao-Liang, dá a conhecer a cultura de cabaré em palcos móveis que se tem desenvolvido desde a década de 1970 em Taiwan.

"Naquela época,", escreve Alejandro Castellote, "os atores eram convidados a entreter todos os tipos de celebrações, desde receções de casamento a cerimónias religiosas e funerais. Os proprietários dessas pequenas empresas familiares converteram os seus camiões e carrinhas em pequenos teatros móveis, com os quais se deslocavam pelo país."

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31