Imprimir esta página

Serpa

Terceiro aniversário da reabertura do Museu Municipal de Arqueologia de Serpa

Agenda Cultural 18 Mar. 2019

A Câmara Municipal de Serpa assinala o terceiro aniversário da reabertura do Museu Municipal de Arqueologia com um vasto conjunto de iniciativas que irão decorrer entre os dias 20 a 24 de março.

Este equipamento cultural reabriu portas ao público no dia 24 de março de 2016, após um período em que sofreu obras de requalificação destinadas a criar um novo programa museológico mais atrativo e moderno, dignificando os espaços e o espólio que aí eram visitáveis desde 1984.

O novo museu, que acolhe materiais arqueológicos de todo o concelho de Serpa, incorporou elementos provenientes das mais recentes intervenções arqueológicas, realizadas sobretudo no âmbito do Plano de Rega de Alqueva, que duplicaram o número de sítios arqueológicos conhecidos desde 1997 aquando da realização da Carta Arqueológica de Serpa.

Desde a sua reabertura e até ao final de 2018, o Museu Municipal de Arqueologia já foi visitado por 35 970 pessoas, que ficaram a conhecer melhor a história deste território através dos mais de 300 artefactos (desde o Paleolítico até ao Período Islâmico) que integram o espólio do Museu. 

O programa das comemorações tem como objetivo destacar a importância do Museu Municipal de Arqueologia enquanto equipamento cultural gerador de mais valias para o turismo, para a produção de conhecimento, para a salvaguarda patrimonial e para a preservação da memória do concelho de Serpa, ao mesmo tempo que pretende fomentar um cada vez maior envolvimento da comunidade local com o seu património histórico-arqueológico.

 

Programa

20 e 21 de março (quarta e quinta-feira)

15.30 h -17.30 h “O meu museu” – Visita pedagógica no âmbito das Atividades de Animação e de Apoio à Família – Prolongamento de Horário – dos Grupos de pré-escolar de Serpa – Museu Municipal de Arqueologia

22 de março (sexta-feira)

9.30 h -17.00 h Encontro da Rede de Museus do Baixo Alentejo – Auditório do Musibéria (ver programa próprio)

23 de março (sábado)

15.00 h Apresentação do projeto de Serviços Educativos de Museu Municipal de Arqueologia de Serpa – Sala Polivalente

17.00 h Inauguração da exposição “Colocar a história na gaveta” – Museu Municipal de Arqueologia, Piso 0

24 de março (domingo)

15.00 h -17.00 h Visita guiada “Histórias de cacos, pedras e gentes” – Museu Municipal de Arqueologia