Marvao

Vila histórica de Marvão recua no tempo para homenagear o seu fundador

Agenda Cultural 25 Set. 2019

A 14ª edição do Festival Al Mossassa realiza-se de 4 a 6 de outubro. Nestes dias, Marvão recua até à era da sua fundação por Ibn Maruan, no séc. IX, de forma a recordar as raízes árabes da vila. Neste cenário amuralhado e mágico será possível participar numa celebração cultural única.

Recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes circenses, vão relembrar o ambiente da época, no séc. IX, e as origens de Marvão.

No “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda, onde se poderá desfrutar de um vasto leque de produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã, tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de então.

O Festival Al Mossassa terá ainda, como sempre, uma animação itinerante e de palco, constante, ao longo dos três dias, com uma programação sedutora e fidedigna.

A inauguração oficial da décima quarta edição do Festival Al Mossassa está agendada para as 17h30 de sexta-feira, dia 4 de outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

“Marvão, na guarda da montanha!”
Dias 4 e 5 no Festival Al Mossassa

Este ano, nos dias 4 e 5 de outubro, a partir das 21h30, pode assistir-se ao espetáculo “Marvão, na guarda da montanha!”. Baseado numa das lendas da história de Marvão, este espetáculo promete surpreender o público presente, com a participação de cerca de 50 pessoas numa encenação única, entre atores e figurantes.

Sinopse:

Calma e serena, a vila de Marvão. O sol vem e vai e a vila descansa, indiferente à passagem do tempo. Mas nem sempre a quietude abonou aquele lugar. Outrora, a paisagem legava palco a sangrentas batalhas e grotescas chacinas. E desde do início dos tempos que os mais desafortunados escolhiam o alto daquela escarpa para se protegerem da maldade dos homens. Não sabemos se por mero acaso, ou por intervenção divina, mas por entre aquelas rochas e por detrás daquelas muralhas, abrigo foi sempre encontrado...

O XIV Festival Al Mossassa encerra no domingo, 6 de outubro, às 19h30, com o espetáculo “ Celebração a Marvão, o término!”, no interior do Castelo.

EcoEvento VALNOR pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Al Mossassa recebe o estatuto de EcoEvento, certificado pela VALNOR, com o objetivo de promover as melhores práticas ambientais, através da implementação da recolha seletiva dos resíduos produzidos no recinto do evento.

Com a disponibilização de equipamentos para a deposição de resíduos, nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação de embalagens recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro), o Município pretende preservar a qualidade ambiental do espaço e afirmar a sua aposta na vertente ecológica e ambiental.

XVI Feira do Livro decorre em paralelo com o Festival Al Mossassa

Paralelamente ao Festival Al Mossassa, o Município promove a XVI Feira do Livro de Marvão, que se realiza entre os dias 4 e 13 de outubro, na Casa da Cultura. Com o intuito de promover os hábitos de leitura, a autarquia oferece a entrada no Festival Al Mossassa a quem efetue a compra de um livro.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30