24.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

149 Atletas já aquecem para a 31ª Volta ao Alentejo

Já são conhecidos mais pormenores da 31ª Volta ao Alentejo, que este ano vai ter a duração de cinco dias. A competição arranca no dia 20 de Março, em Castelo de Vide, e prolonga-se depois até dia 24 do mesmo mês, terminando em Santiago do Cacém. A “Alentejana” vai ser composta por um pelotão de 19 equipas, contabilizando um total de 149 atletas, e cinco etapas, que vão passar um pouco por toda a região, prometendo assim colorir, ainda mais, as planícies alentejanas. 

Entre as equipas estão 10 portuguesas e nove estrangeiras, que vão participar numa das poucas provas de ciclismo portuguesas que, ao contrário de ver o tempo de competição diminuído, vê a prova aumentada. Mas esta não é a única particularidade da prova: a Volta ao Alentejo é a única prova por etapas, no mundo, em que nenhum atleta conseguiu vencer em mais do que uma ocasião. No ano transato a vitória final sorriu ao russo Alexey Kunshin, que ficou à frente do português Filipe Cardoso depois do desempate por pontos. A primeira edição da prova aconteceu em 1983, ano em que Paulo Ferreira ocupou o posto mais alto do pódio. 2006 foi o ano de Sérgio Ribeiro, o último português a conquistar o primeiro posição da prova.

Em declarações, Joaquim Gomes, diretor-técnico da Produção de Atividades Desportivas (PAD), falou do percurso da prova, que devolve o Ciclismo de alta competição ao Alentejo.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/joaquim%20gomes%20volta_16marco.MP3{/saudioplayer}

A competição parte, no dia 20, de Castelo de Vide rumo a Marvão. Pelo caminho, os corredores podem amealhar pontos para a Camisola Verde “CA Seguros” nas três Metas Volantes instaladas no Crato, Monforte e Degolados. No segundo dia, quinta-feira, dia 21, a concentração da caravana vai acontecer no Complexo Desportivo Municipal de Sousel de onde vai partir para um percurso de 172,1 quilómetros, pontuado por Metas Volantes em Vila Viçosa, Redondo e Reguengos de Monsaraz e por uma contagem de Montanha de 3ª categoria em Monsaraz. A etapa ficará concluída pouco antes das 16 horas no centro de Portel. Vidigueira será palco de partida para o terceiro dia de competição, na Sexta-feira, dia 22 de Março, que será animado com as Metas Volantes da Vidigueira, quando o pelotão fizer uma segunda incursão pelo centro urbano de Serpa e Mértola. No sábado, dia 23, o pelotão terá pela frente 153,3 quilómetros, com partida marcada em Ourique. As Metas Volantes estarão instaladas em Castro Verde, Aljustrel e Zambujeira do Mar, terminando depois em Odemira. Os derradeiros 135,4 quilómetros vão começar no domingo, 24 de março, em Vila Nova de Santo André, e terminar em Santiago do Cacém.

A 31ª Volta ao Alentejo resulta de uma organização conjunta entre PAD e CIMAC.

 

Populares