Elvas

Associação de Futebol de Portalegre junta clubes e entidades para debater a atualidade do futebol no distrito

Publicado em Desporto 17 junho, 2019

A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) promoveu no último fim-de-semana, 1e 16 de junho, o seu primeiro Fórum Desportivo, uma iniciativa dirigida a todos os agentes desportivos da região, e idealizada para promover o debate e a reflexão sobre o desporto no Alto Alentejo.

O I Fórum Desportivo AFP realizou-se no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, e contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, que tiveram a oportunidade de assistir a um conjunto de intervenções sobre temas como o futebol feminino, a certificação de entidades formadoras, a arbitragem, a ética no desporto e o futebol nacional.

O evento, apresentado por João Vinagre, arrancou na manhã de sábado com a sessão de abertura, que contou com a participação do presidente da Direção da AFP, Daniel Pina, do diretor Regional do IPDJ no Alentejo, Miguel Rasquinho, do vereador do Município de Elvas, Tiago Afonso, e ainda do presidente da União das Freguesias de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, José Laço.

"A AFP decidiu fechar com chave de ouro no aspeto do conhecimento a época desportiva em que possivelmente houve mais formação a todos os níveis”, referiu Daniel Pina, dando o pontapé de saída de um evento no qual “a AFP tentou abranger todos os agentes desportivos e todos os que gostam de futebol e futsal".

Seguiu-se o primeiro painel temático, com o diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Júlio Vieira, a falar sobre a certificação de entidades formadoras. Júlio Veira destacou o trabalho dos clubes que, na sua opinião, está na origem dos sucessos da Seleção Nacional, e lembrou que, a partir da época 2021/2022, só os clubes certificados vão poder participar nas competições nacionais. No final sua intervenção, o diretor da FPF entregou ainda os Certificados relativos ao Curso de Formação de Diretores das Entidades Formadoras.

Ainda durante a manhã, o Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Carlos Lima, falou de fair play, do Cartão Branco, das boas condutas desportivas e realçou que, apesar de a competição ser importante, “nos escalões de formação é importante valorizar mais a dimensão educativa e menos a dimensão do resultado".

No primeiro painel da tarde, Nuno Cristóvão falou da sua experiência enquanto treinador de futebol feminino e desafiou os clubes e associações de futebol a ir às escolas e “integrar as raparigas”. “Se lhes derem oportunidades elas vão começar a aparecer e o número de jogadoras vai aumentar", declarou.

Seguiu-se um painel sobre arbitragem em Portugal, com o Presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, José Fontelas Gomes, e o árbitro Carlos Xistra, a falar sobre o trabalho desenvolvido no seio do CA e a responder a várias questões por parte dos jovens árbitros presentes na plateia.

O primeiro dia do Fórum Desportivo encerrou com Tiago Pereira, Técnico do IPDJ, a falar sobre os vários projetos e programas que os clubes e agentes desportivos têm ao seu dispor para desenvolver a sua atividade.

O I Fórum Desportivo encerrou no domingo, com o Selecionador Nacional, Francisco Neto, a falar do seu percurso e do trabalho desenvolvido junto da Seleção A Feminina, num painel que potenciou mais uma vez a temática do futebol feminino.

Satisfeito com as intervenções, o presidente da Direção da AFP agradeceu aos parceiros, aos convidados e a todos os agentes desportivos que se associaram a esta iniciativa, e fez um “balanço muito positivo” de um evento que terá continuidade já na próxima época desportiva.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31