5.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Pedro Pichardo será o porta-estandarte na cerimónia de encerramento dos melhores JO de sempre para Portugal

Foto: EPA / JN

O campeão do triplo salto Pedro Pichardo será o porta-estandarte na cerimónia de encerramento de Tóquio2020, depois de conquistar a quinta medalha de ouro para Portugal em Jogos Olímpicos, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP), anuncia o JN esta manhã.

A cerimónia de encerramento só está prevista em Tóquio para as 12h00 (hora portuguesa) mas, já na Alemanha, em trânsito para Portugal, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) manifestou esta manhã à RR a sua satisfação pelas conquistas no Japão.

“Alcançamos quatro posições de pódio, 15 diplomas, 36 resultados entre os 16 primeiros, realizamos 57 pontos entre as posições até ao oitavo lugar, e no passado o nosso máximo atingido foi 44. Portanto, o balanço final que faço é de facto um balanço positivo”, afirmou José Manuel Constantino.

Pichardo, que chegou ao título com um novo recorde nacional, de 17,98 metros, levará a bandeira que, na cerimónia de abertura, foi transportada por Nelson Évora, também ele campeão olímpico no triplo salto, em Pequim2008, e pela judoca Telma Monteiro, bronze no Rio2016.

Portugal segue a tradição recente, iniciada em Pequim2008 com Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo, de entregar a responsabilidade a um medalhado, seguindo-se o canoísta Fernando Pimenta em Londres2012 e Telma Monteiro há cinco anos.

Antes, já Fernanda Ribeiro tinha tido a honra de, enquanto campeã olímpica, carregar a bandeira no fecho do evento, em Atlanta1996, em que ganhou os 10.000 metros, e Carlos Lopes levou o estandarte em Montreal1976, quando estava a oito anos de conquistar o primeiro ouro português, em Los Angeles1984.

A missão portuguesa, de 92 atletas, conquistou quatro medalhas em Tóquio2020: o ouro de Pichardo, a prata de Patrícia Mamona, também no triplo salto, e o bronze do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta.

 

C/ https://www.jn.pt/ e https://rr.sapo.pt/

Populares