17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Após 10 anos de longa espera, será finalmente lançado o concurso para a conclusão das obras na Escola Básica, no final do ano (C/SOM)

No passado dia 1 de julho, o Município de Alandroal e o Ministério da Educação assinaram o acordo de colaboração para a conclusão da obra da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira. A intervenção consiste na construção de um novo pavilhão gimnodesportivo que sirva a comunidade escolar e o concelho, a construção de um novo bloco de pré-escolar e ainda todos os arranjos exteriores associados a estas duas componentes.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Maria Grilo, referiu, em declarações à Rádio Campanário, que neste momento estão “praticamente em condições de lançar o concurso público para a conclusão da obra”, lembrando que “há três anos não havia qualquer perspetiva” de que esta empreitada iria ser finalizada.

O autarca sublinhou que no início do mandato “assumimos o caminho para conclusão de uma obra que iria colocar à disposição da população um pavilhão gimnodesportivo novo, um novo bloco de pré-escolar que não estava previsto, com duas salas e no mesmo espaço onde já se encontra o restante estabelecimento de ensino e todos os arranjos exteriores associados”. João Maria Grilo conta que durante estes três anos de mandato, o caminho a seguir para a conclusão desta obra foi “obter fundos comunitários do Alentejo 2020, fazer também um acordo com o Ministério da Educação para que entrasse no projeto com algumas verbas, uma vez que tem responsabilidades e nos permitisse, com esse acordo, validar os fundos comunitários e ser a Câmara Municipal a lançar todo o processo”.

O processo para a conclusão da obra da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira já se arrasta há mais de 10 anos, quando as obras em curso foram interrompidas em 2009. O autarca refere que todos os projetos para a conclusão da empreitada foram reformulados, uma vez que o antigo projeto “já não correspondia às necessidades e às exigências atuais”.

João Maria Grilo admite que todo este novo processo já trouxe custos acrescidos à obra, pois “não só já tivemos de fazer um investimento em projetos técnicos, como também houve um aumento da expectativa de investimento”. O autarca divulgou que a verba base para o lançamento do concurso “andará à volta dos 2,2 milhões de euros” e que neste momento “estamos a concluir a revisão final do projeto, que tem de ser feita por uma entidade externa daquela que elaborou os projetos técnicos. Terminado esse processo, que penso que será ainda durante as próximas semanas, teremos condições para lançar o concurso público ainda este ano”.

Populares