Sao Romao

COVID-19: "Ainda ninguém nos informou de nada. Em S. Romão vive-se um ambiente de preocupação e de medo", diz pres. da Freg. de S. Romão (c/som)

Entrevistas 17 Out. 2020

Como a RC noticiou, o Presidente da Junta de Freguesia de Ciladas/S. Romão, Marcos Capelas, anunciou na sua página pessoal na rede social Facebook que está infetado com COVID-19.

O autarca falou em exclusivo à Rádio Campanário, que referiu que ele e a esposa, funcionária do Centro de Dia de S. Romão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, testaram positivo e estão a aguardar o resultado do teste à COVID-19 do filho.

Marcos Capelas adianta ainda que até agora “não tenho qualquer informação por parte da Direção-Geral da Saúde nem por parte do Delegado de Saúde, e por isso não posso avançar com dados oficiais sobre a situação na Freguesia de Ciladas”.

“Os únicos dados oficiais que sabemos são fornecidas por parte do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa – as três funcionárias do Centro de Dia de S. Romão testaram positivo [entre as quais a sua esposa], assim como os 14 utentes da instituição. Em relação aos outros testes realizados, não tenho conhecimento de nada e por isso não posso adiantar com mais informações”, esclarece o autarca.

Questionado se tem conhecimento de algum caso de COVID-19 na comunidade, o Presidente da Freguesia de Ciladas/S. Romão responde que “a única pessoa da comunidade infetada que tenho conhecimento sou eu próprio. De resto não tenho informação nem ninguém me ligou a comunicar casos positivos na comunidade”.

Marcos Capelas conta ainda à nossa estação emissora que o ambiente vivido na freguesia de Ciladas-S. Romão é de “preocupação e de medo”, mas também de indignação, porque “as pessoas precisam de saber a situação epidemiológica real da pandemia COVID-19 na freguesia e no concelho, para se poderem salvaguardar”.

“Há um ambiente de preocupação e de medo, porque não somos uma freguesia muito grande e que as pessoas estão interligadas familiarmente ou como amigos, e é claro que o pânico está instalado”, lamenta o autarca.

Recorde-se que a Misericórdia calipolense encerrou o Centro de Dia de S. Romão e informou que todos os idosos estão confinados nas suas habitações, com o acompanhamento e supervisão, quer das famílias, quer da própria instituição. Questionado se o facto dos idosos infetados ao estarem em casa, podem ser um foco de contaminação às suas famílias, Marcos Capelas diz que “não deixa de ser um foco de contaminação, mas eu penso que, por parte da Misericórdia de Vila Viçosa, já tomaram os cuidados necessárias para isolar essas pessoas”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31