17.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Desafio aliciante”, descreve António Costa Dieb a sua nomeação como presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (c/som)

António Costa Dieb vai abandonar a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, à qual presidia desde 2012, e vai assumir a liderança da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Em declarações à Rádio Campanário, António Dieb, em jeito de balanço, refere-se à experiência na CCDR como muito positiva relativamente à simplificação e aproximação, numa atitude de administração pública pró-ativa. Foi para António Dieb “ (…) uma enorme honra servir a terra”.  

O ex-vereador da Câmara Municipal de Évora encara esta nova nomeação como “ (…) um desafio aliciante e natural humildade”, reconhecendo, no entanto, mérito próprio para o lugar.

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão está investida de um conjunto de atribuições, entre as quais a definição de políticas no âmbito do desenvolvimento regional e observação do cumprimento desses objetivos. António Dieb destaca ainda o importante papel da Agência na coordenação e aplicação dos fundos comunitários oriundos da Europa.

Quanto à anterior gestão conduzida por José Soeiro, é vista por António Dieb como exemplar, referindo-se ao mesmo como “credor de todos nós” devido ao extraordinário trabalho realizado por Soeiro.

Sem se mencionar, para já, a metas quanto à nova gestão, António Dieb refere-se à prioridade, já anteriormente dada na antiga gestão à competitividade e investimento empresarial.

Relativamente à verba de 25 mil milhões de euros destinada pelos fundos europeus a Portugal até 2020, António Dieb diz que tudo está a decorrer com normalidade.

Refere ainda, e no que respeita ao Alentejo, que ainda existem 200 milhões de euros do anterior quadro comunitário a decorrer em termos de investimento.

António Costa Dieb vai tomar posse da presidência da Agência para o Desenvolvimento e Coesão no próximo dia 29 de Julho, data que iniciará também funções.

Populares