Arraiolos

Entrevista RC: “Ainda temos 10 casos ativos e um internado, mas a situação já está controlada” diz vice-presidente de Arraiolos

Foto de arquivo Foto de arquivo
Entrevistas 02 Set. 2020

No passado dia 22 de julho surgiu um surto de COVID-19 no concelho de Arraiolos, mais concretamente em Vimieiro. Posteriormente, a 15 de agosto, após algumas semanas sem novos casos, voltaram a surgir novos infetados no concelho.

No total Arraiolos contabiliza, até ao momento, 18 casos positivos de COVID-19, sendo que já se encontram oito pessoas recuperas e 10 ainda positivas.

Em declarações à RC o vice-presidente do município, Jorge Macau, revelou ainda que “temos um caso que está internado”, no entanto, “está a evoluir de forma positiva”.

Nestes dois surtos que surgiram no concelho, um no Vimeiro e outro que “foi em Arraiolos que começou, mas teve alguma ramificação por uma outra freguesia”, o município considera que a situação já se encontra controlada “porque dos dez casos ativos alguns ainda dizem respeito ao primeiro surto. Estamos à espera de testarem negativo para serem considerados recuperados e desde sábado que não temos informação de mais nenhum caso”.

Jorge Macau explica que desde o início “foram conhecidas” as cadeias de transmissão, mas que “não temos conhecimento da origem de nenhum caso”.

Quanto às medidas que a autarquia tomou para um maior controlo da propagação da pandemia conta que foram encerrados os serviços “por determinação do Governo e da saúde pública, os centros de dia” e explica que se tem feito um trabalho de sensibilização da “população através dos nossos meios de comunicação. Desde o início do COVID temos disponibilizado EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] às pessoas mais vulneráveis e neste momento estamos a alargar a toda a população”.

Questionado sobre a informação de que a origem de casos no concelho poderiam ser provenientes de uma festa de jovens que aconteceu em Arraiolos, o autarca diz que “não confirmo que sejam provenientes de uma festa nem tenho qualquer conhecimento de qualquer festa realizada no concelho”.

“A situação está controlada, desde sábado que não temos nenhum caso positivo em Arraiolos. Penso que já não estão a ser efetuados testes, que toda a cadeia que tinha essa possibilidade já foi testada e não houve mais qualquer teste positivo, mas não tenho informação de onde tenha vindo a transmissão”, frisa.

Sobre uma possível segunda vaga no outono e a preparação que a edilidade já a fazer para essa eventualidade “nós temos reunido uma subcomissão da Proteção Civil regularmente, continua a haver estas reuniões com alguma periodicidade, continuamos a ter os equipamentos de primeira e segunda linha para eventualidades que possam surgir, continuamos com ações de sensibilização e no início do ano letivo estamos em estrita colaboração com o agrupamento de escolas de forma cumprirmos todas as orientações da Direção-Geral de Saúde e a aguardar que saiam mais regras porque ainda há muita coisa por definir que nós não temos conhecimento”.

Por fim, Jorge Macau deixa o conselho a todos os Arraiolenses para que “não facilitem e cumpram todas as orientações da DGS porque isto é um inimigo invisível e todos estamos sujeitos a que nos apareça”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30