Borba

“Existem três casos positivos na comunidade escolar que levaram ao encerramento do Ag. de Escolas de Borba” diz Vereador Quintino Cordeiro (c/som)

Entrevistas 23 Out. 2020

Os casos de COVID-19 continuam a crescer em todo o país e o Alentejo não é exceção, mais concretamente o município de Borba. Na noite de ontem, o Agrupamento de Escolas de Borba informou do encerramento de todos os estabelecimentos de ensino deste agrupamento com efeitos já no dia de hoje e com a ativação dos mecanismos de ensino à distância.

O Vereador do município borbense, Quintino Cordeiro, em declarações aos jornalistas na manhã de hoje explica que esta decisão foi tomada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e que estão em causa “à volta de 600 crianças de todo o agrupamento” que inclui “a escola em Borba, em Rio de Moinhos e a pré-primária na Orada”, estando “todos em casa”.

Segundo Quintino Cordeiro, na comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa existem “três casos: uma professora, um aluno e uma auxiliar na escola de Rio de Moinhos”. Conta, porém, que o encerramento das escolas “deveu-se a um caso de uma professora [positiva à COVID-19] que esteve contacto direto com as crianças”.

Questionado se houve alguma reclamação por parte dos pais, pois o aviso de encerramentos das instituições só aconteceu por volta das 21:00 de dia 22 de outubro, tendo efeitos já no dia de hoje, o Vereador garante que “os pais reagiram todos pacificamente”. Acrescenta ainda que “possivelmente já estariam à espera de uma direção neste sentido e a reação foi positiva, não houve reação negativa nenhuma e estamos a acompanhar para tentar resolver todos os casos que vão aparecendo. O município está em contacto permanente com todas as escolas”.

Quanto aos testes que o município já realizou quer na comunidade educativa, quer na comunidade borbense e funcionários municipais. O Vereador Quintino Cordeiro revela que já foi testado todo o pessoal docente e não docente das escolas e os alunos da escola de Rio de Moinhos. Também já foram testadas “100 alunos das escolas de Borba” e ainda “42 funcionários dos serviços essenciais do município”. Conta que vão ainda hoje “testar mais 57 funcionários dos serviços essenciais, ou seja, todos os funcionários dos serviços essenciais estão e vão ser testados”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31