17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hoje na cerimónia do 42º curso de formação da GNR Eduardo Cabrita diz “Há o compromisso de rejuvenescimento das forças de segurança que passa pelo recrutamento de 10 mil elementos até 2023” (c/som)

Decorreu esta terça-feira a cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do 42º Curso de Formação de Guardas do Centro de Formação de Portalegre, que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Em declarações aos jornalistas sobre esta cerimónia e os militares que agora terminam o seu curso para começar a exercer funções, o governante assinala que “no período de 2016-2020 houve um significativo incremento do número de recrutamentos de novos guardas na Guarda Nacional Republicana”, sendo que 2019 foi o ano com “o maior número de admissões”.

Eduardo Cabrita afirma que “o Governo tem o compromisso de rejuvenescimento das forças de segurança que está previsto no Orçamento de Estado e que passa pelo recrutamento de 10 mil elementos para as forças de segurança até 2023 e designadamente para a GNR para o recrutamento de cerca de quatro mil novos guardas”, sendo que atualmente “está a decorrer o processo de seleção de 5.500 candidatos que irão integrar o próximo curso”.

Sobre a construção da nova escola de formação da GNR em Portalegre, conta que foi entregue pela presidente do município, Adelaide Teixeira, “o projeto de infraestruturas” e que agora será o Governo a “fazer o projeto de execução” que, para Eduardo Cabrita, é um “compromisso com o interior, com a coesão territorial e um maior investimento que temos previsto para as forças e serviços de segurança”.

Sobre esta nova escola revela ainda que é algo que “tem absoluta prioridade” e que espera “que esteja em construção efetiva durante esta legislatura”.

Questionado se estes novos Guardas irão colmatar as faltas de militares que alguns concelhos do Alentejo sentem, explica que “estes inserem-se num movimento geral de reforço do rejuvenescimento e por isso o plano plurianual de admissões irá fazer toda a diferença”.

O Ministro da Administração Interna refere que todos estes efetivos já sabem onde vão ser colocados. Revela ainda que face à pandemia que se vive houve uma “adaptação do modelo de formação de modo a garantir a saúde e segurança e a formação não pode ser igual àquela que decorria em termos normais em anos anteriores. (…) Durante o verão decorreu este processo de alistamento e neste momento a Guarda está a fazer as provas que visam que o próximo curso tenha não 200, mas sim 1000 alunos”.

Na cerimónia marcou também presença Luís Moreira Testa, deputado do Partido Socialista (PS) na Assembleia da República eleito pelo círculo de Portalegre, que falou em exclusivo à RC sobre a importância deste dia para os novos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

“É sempre um dia importante para a escola da Guarda em Portalegre porque esta unidade continua a cumprir o seu desígnio”, frisa.

Explica que é também um momento de grande importância para as forças de segurança pois “veem o seu efetivo reforçado e que bastante falta faz, nomeadamente nestes territórios de menor densidade populacional. É um dia importante não só para a cidade de Portalegre, e para a região Alentejo, mas também para o país que vê a Guarda Nacional Republicana ter novos elementos, [ficar] rejuvenescida e, portanto, continuar a cumprir o seu desígnio de dar segurança, fazer o acompanhamento e estar em proximidade com os cidadãos que é, no fundo, um desejo do país”.

Questionado se estes militares poderão agora ajudar a suprir a falta em diversos concelhos do Alentejo das forças de segurança, admite que “existe um défice crónico não só nas forças de segurança, mas também nas forças armadas”. Garante que tem havido tentativas de “colmatar esses défices de profissionais da Guarda, da PSP e das forças armadas com a abertura sucessiva de novos cursos, dando também expressão ao que é a vontade de rejuvenescimento dos corpos de segurança, isso tem vindo a acontecer e espero que em breve se possa acelerar, inclusivamente, com a nova escola da GNR em Portalegre”.

Populares