22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Hospitais Alentejanos com ocupação de 96% para doentes covid”, diz José Robalo(c/Som)

Os Hospitais do Alentejo estão com uma ocupação de 96% para doentes covid em enfermaria e de 92% em unidades de cuidados intensivos, segundo os dados avançados esta quarta feira á Rádio Campanário, por José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

Das 260 camas em enfermaria estão 11 por ocupar. Nos cuidados intensivos restam apenas três camas disponíveis das 37 possíveis, sendo que, o hospital de Évora vai dentro de pouco tempo ampliar a zona de cuidados intensivos. Para José Robalo, “não havendo uma margem muito confortável, existe ainda, felizmente, uma margem curta, mas que permite ter esperança que continuamos a poder dar os cuidados, particularmente na medicina intensiva, que as pessoas precisam”.

Para além resposta dada pelas unidades hospitalares existem ainda as estruturas de retaguarda. Na estrutura de retaguarda do hospital de Évora estão atualmente internados 24 utentes, ainda com capacidade de alargamento, enquanto o equipamento disponibilizado pela autarquia eborense, com capacidade para 40 utentes, conta neste momento apenas cinco doentes internados.

Também aqui, José Robalo considera que “há capacidade para aumentar o internamento, não em cuidados tão diferenciados como numa enfermaria hospitalar, mas também com acompanhamento médico e de enfermagem”.

 

Populares